Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/04/2019

Palestrantes internacionais debaterão cidades do futuro no Enic

Qual é o papel das novas tecnologias nas cidades, ecossistemas, empresas e sociedades? Este será o foco de um dos painéis de destaque na área de sustentabilidade, previstos para o Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). O debate faz parte das atividades planejadas pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) – promovedora do evento – e contará com palestrantes internacionais de renome.

O evento ocorrerá de 15 a 17 de maio, na Barra da Tijuca, e contará com a participação de empresários, acadêmicos, representantes de entidades do setor da construção e do governo. As inscrições estão abertas.

O presidente do Parque de Inovação La Salle Technova, Josep Miguel Piqué, o arquiteto, urbanista e gerente de projetos, Edson Yabiku e o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, estão confirmados no painel, que ocorrerá em 16 de maio.

Os palestrantes provocarão os presentes a pensar como serão as soluções para as cidades do futuro, como adaptar edificações novas e existentes para se integrar às novas tecnologias – como Internet das Coisas (IoT) e data – e se conectar às cidades inteligentes, atendendo as expectativas do mercado imobiliário e aos compromissos assumidos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

No mesmo dia, ocorrerá também um painel sobre licenciamento ambiental, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Para complementar a análise, também participarão representantes das comissões de Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS), além do Conselho Jurídico da CBIC.

Em 17 de maio, ocorrerá mais um painel conjunto entre comissões. A CMA e a Comissão de Infraestrutura (Coinfra) se unirão para tratar de saneamento e como o serviço pode ser expandido, por meio das tecnologias disponíveis para a área.

Um dos palestrantes é o vice-presidente da Bentley System, Fabian Folgar. Por meio do exemplo do sistema Prolagos, da AEGEA Saneamento, serão expostas soluções para obter retorno do investimento na implementação de tecnologia e inovação de modelagem hidráulica com indicadores de aumento de eficiência.

Para fechar as atividades, o segundo painel do dia trará uma mudança de paradigma: o entendimento de que a adoção de tecnologias sustentáveis são passíveis de serem empregadas sem aumentar o custo da obra. Serão apresentados cases de sucesso, empreendimentos que não utilizaram caçambas de resíduos em suas obras, edifícios Zero Agua e Zero Energia, indicadores de sustentabilidade para aumento da eficiência, diminuição dos custos de obras e pós-obras, além do impacto da rentabilidade do seu negócio.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JP
SECONCI BRASIL
Sinduscon Anápolis
Ademi – PR
Sinduscon-BA
Sinduscon-RO
Sinduscon – Norte
Sinduscon-Norte/PR
APEOP-PR
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-MA
Sinduson – GV
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea