AGÊNCIA CBIC
Pacote de infraestrutura lançado hoje pelo governo inclui duplicação de 7,5 mil quilômetros de rodovias
O presidente da CBIC, Paulo Simão, participou na manhã desta quarta-feira, dia 15 de agosto, no Palácio do Planalto, em Brasília, da cerimônia de lançamento da primeira etapa do Programa de Concessões de Rodovias e Ferrovias.
O anúncio foi feito pela presidenta da República, Dilma Rousseff. Durante o lançamento, a presidenta destacou a importância de o País ter uma logística eficiente para ser uma economia mais competitiva e capaz de, diante das dificuldades internacionais, continuar gerando renda. Fez também uma analogia entre o Brasil e o desempenho da seleção brasileira feminina de vôlei nas Olimpíadas.
"Quando parece que é impossível elas (jogadoras) tiram força não se sabe de onde. Nosso país também é assim", afirmou a presidenta.
Para o presidente da CBIC, Paulo Simão, o investimento neste momento é muito importante. “O governo federal inaugura uma nova fase, ousada e corajosa, de investimento em infraestrutura, com a participação efetiva da iniciativa privada. O modelo é atraente, grande e certamente trará ânimo para o setor privado”, destaca Paulo Simão.
O pacote de concessões nas áreas de rodovias e ferrovias é composto por empreendimentos que até então estavam no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), objetivando aumentar o investimento privado no País e combater as baixas taxas de crescimento.
Segundo o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o cronograma de concessões em infraestrutura é do governo, mas conta também com a participação do setor privado.
A primeira fase do Programa de Investimentos em Logística prevê a aplicação de R$ 133 bilhões na reforma e construção de rodovias federais e ferrovias.
Outros R$ 91 bilhões, informou Passos, serão aplicados na reforma e construção de 10 mil quilômetros de ferrovias ao longo dos próximos 25 anos, sendo R$ 56 bilhões até 2017.
Entre os trechos rodoviários que serão concedidos estão a BR-101 na Bahia, BR-262 entre Espírito Santo e Minas Gerais, BR-153 entre Tocantins e Goiás, BR-163 em Mato Grosso, BR-163 e BR-267 no Mato Grosso do Sul, BR-060, BR-153 e BR-262 entre o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais e BR-040 entre Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Quanto às ferrovias, o plano inclui a construção dos trechos norte e sul do ferroanel de São Paulo, acesso ao porto de Santos (SP), ferrovia ente Lucas do Rio Verde (MT) e Uruaçu (GO), outra entre Uruaçu e Corinto (MG), o trecho entre Campos (RJ), Rio de Janeiro e Vitória, outro entre Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), mais um entre Salvador e Recife (PE), ligação entre São Paulo e Rio Grande (RS) e outra entre Belém (PA) e Açailância (MA).
Segundo Paulo Passos, do valor total R$ 42,5 bilhões devem ser aplicados na duplicação de cerca de 7,5 mil quilômetros de rodovias, incluindo, segundo ele, os principais eixos rodoviários do país.
O governo vai conceder nove trechos de rodovias e o vencedor será o consórcio que oferecer a menor tarifa de pedágio.