
AGÊNCIA CBIC
Norma sobre desempenho em edifícios habitacionais
A CBIC solicita às entidades associadas que encaminhem à assessora técnica da câmara, Geórgia Grace, posicionamento sobre a Norma de Desempenho da ABNT – NBR 15575.
Desde o último dia 12, a norma, que trata do desempenho em edifícios habitacionais de até cinco pavimentos, começou a vigorar.
A adoção da norma atende à tendência mundial de elaboração de normas com a abordagem em desempenho, que estabelece resultados mínimos esperados do comportamento e condições da habitação ao longo da vida útil de projeto.
Com a mudança, a ABNT também visa estimular a inovação tecnológica e a sustentabilidade no mercado da construção, reforçando o objetivo prioritário que é atender às necessidades de conforto e segurança do morador.
A referida norma contempla pontos como vida útil mínima para a estrutura, pisos, paredes, cobertura e sistemas hidrossanitários, bem como necessidades de desempenho térmico, acústico, lumínico, durabilidade e segurança.
Critérios de desempenho, como análise crítica de projetos, ensaios laboratoriais e inspeções, podem ser avaliados de várias formas.
Além disso, a nova regra esclarece o papel de cada agente para a obtenção do desempenho da habitação ao longo de sua vida útil, ou seja, projetistas, incorporadores, construtores, fabricantes de materiais e sistemas construtivos.
Os próprios usuários, que deverão seguir orientações de manutenção, são co-responsáveis pela durabilidade da moradia. A CBIC vai criar um grupo de trabalho para avaliar o impacto da competitividade e sua obrigatoriedade no setor.