Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/08/2010

Mutirão solidário, em Goiás, em favor da cidadania dos colaboradores da indústria da construção

A indústria da construção em Goiás promoveu sábado, 21 de agosto, no Sesi Aparecida de Goiânia, mais uma ação de responsabilidade social de ampla abrangência, repetindo o sucesso das edições anteriores. Realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção em Goiás (Seconci-GO), o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) este ano teve como cenário natural um belo dia de sol e céu azul, possibilitando que dezenas de crianças se divertissem a valer nas piscinas do clube. Sob este clima, as atividades começaram às oito da manhã com a realização do primeiro jogo do Torneio Início de futebol soçaite masculino abrindo os Jogos da Construção 2010, com a equipe do Sinduscon-GO vencendo com um gol marcado sobre o time da Construtora Borges Landeiro. Nos campos, não faltou torcida o dia todo.

Diversas autoridades e representantes de entidades empresariais e sindicais prestigiaram a solenidade de abertura oficial do evento, iniciada às 9h30. Por aproximadamente 40 minutos, sob os acordes da Banda do Corpo de Bombeiros Militar, desfilaram as 24 equipes participantes dos Jogos da Construção deste ano. No palanque, o presidente do Sinduscon-GO, Justo Oliveira d’Abreu Cordeiro, lembrou do objetivo do evento, de inclusão social e cuidados com a saúde e estímulo ao voluntariado. Saudou os presentes, agradecendo a participação dos parceiros e dos apoiadores do evento – Fieg, Sesi e Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio de suas secretarias de Cultura, Saúde, Esporte e Ação Social.

Por sua vez, o presidente do Seconci-GO, Moacyr Soares Moreira, salientou que o setor da construção pratica ativamente a responsabilidade social com seus trabalhadores, informando que na 2ª feira (23/08) entra em funcionamento o consultório oftalmológico da entidade, com serviço gratuito aos trabalhadores da construção e seus familiares, a exemplo do atendimento de saúde e odontológico já oferecidos. O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, na ocasião acompanhado pela secretária de Ação Social do Município, Carmem Silvia, disse que a cidade compartilha do bom momento da construção civil, inclusive atendendo o segmento de baixa renda, como a edificação de habitações de interesse social no bairro de Águas Claras. “Este é um evento muito importante para o incentivo à prática esportiva: quem pratica esporte, fica longe das drogas, não pratica vícios”, destacou o prefeito.

Representando o governador de Goiás, Alcides Rodrigues, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Roberto Gonçalves Freire, avaliou que o DNCS “demonstra a capacidade de mobilização e a responsabilidade social do empresariado do setor com aqueles que fazem o crescimento do Estado, e que por isso tem respaldo do Governo, servindo como exemplo para o estabelecimento de políticas públicas sociais com este e outros setores produtivos”.
O presidente da Agência Municipal de Obras (Amob), Francisco Antônio Silva de Almeida, na ocasião representando o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, mostrou-se animado com as ações do DNCS, comentando que a construção civil mostra às outras categorias produtivas a importância de dar melhores condições de vida a seus trabalhadores, que trabalhando mais valorizados também apresentam melhor produtividade: quem não investe em capital humano, não progride”, resumiu Francisco de Almeida, acrescentando que o Seconci-GO é uma das melhores ações da engenharia em prol dos trabalhadores.
 
Depoimentos

O espírito de voluntariado foi o que mobilizou o pedreiro da Construtora Borges Landeiro, Reinaldo Pereira da Silva, 40, para vir ao Dia Nacional da Construção Social doar sangue. Ele relatou que sempre que pode doa, por considerar um ato de solidariedade para com as pessoas que precisam. “Não podemos deixar que um ser humano morra por falta de sangue”, declarou ele.

A assistente social do Instituto de Hematologia de Goiânia (IHG), Monica Alves Rosa, reforçou a importância deste ato. Ela informou que a unidade do Instituto localizada no município de Aparecida de Goiânia, recebe atualmente cerca de 20 doações diárias, número considerado muito baixo, pois já chegaram a receber 60 doações. Por esse motivo, as ações externas são muito valiosas. Monica Alves ressaltou que todas as três vezes que participaram do Dia Nacional da Construção em Goiás, a coleta foi satisfatória.

O técnico em Segurança do Trabalho da Construtora Atlanta, Júnior César do Carmo, 36, aferiu a pressão, doou sangue e trouxe a esposa e as filhas, que aproveitaram as outras atividades do evento. Para ele, iniciativas como esta promovem a saúde e a qualidade de vida do trabalhador. “Muitas pessoas não têm costume de ir ao médico, recebendo aqui as orientações adequadas são incentivadas a se preocuparem mais com a saúde e o bem-estar”, comentou.

Daugean dos Santos, 21, carpinteiro da Construtora Veloso Silva, veio acompanhando da mãe, que lhe lembrou do evento após escutar no rádio. Ele trabalha na indústria da construção desde os 19 anos, tendo aprendido o ofício com o próprio pai, que também atua na área. O carpinteiro destacou que para a classe trabalhadora é muito gratificante serem valorizados com estas ações sociais que não acontecem só na data do evento, mas têm continuidade no Seconci, no Sesi e Senai e nas próprias empresas.

O pedreiro Juarez Cândido Neto, 43 anos, funcionário da Goiás Construtora, este ano participou pela segunda vez das atividades do DNCS. “Vim trazer minha mulher, dois filhos e meu neto de três anos, que agora está cortando o cabelo. Eu ia levar o Gustavo no salão hoje, mas aproveitei para trazer a família toda aqui, é divertido. Vou aproveitar para ver meu peso e tirar a pressão. Também vou na parte que ensina a escovar os dentes. Acho muito bom esta oportunidade, também para as crianças mais carentes, porque ajuda muito”.

Pela primeira vez trabalhando no evento, Ludmila Curado, caixa executiva da CEF, disse que o serviço voluntário “engrandece a instituição e a pessoa”, em meio a atendimentos ao público nas áreas de emissão de CPF e Cartão Cidadão.
 
COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-BNU
ADIT Brasil
SECONCI BRASIL
Sinduscon-JF
SECOVI-SP
Ademi – SE
Sinduscon-SE
Sinduscon Anápolis
Sinduscom-NH
Sinduscon-RIO
Sinduscon – CO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea