Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/03/2025

Mulheres na construção: qualificação e liderança feminina fazem parte do maior evento do setor no país, o ENIC 100

Apesar de ainda fazerem parte de uma parcela pequena dentro do mercado de trabalho no setor (apenas 2,5%), o movimento das mulheres dentro da construção tem tido novas perspectivas. Para mostrar a importância da qualificação e da liderança feminina dentro da indústria, o centésimo Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) traz caminhos para que esta força de trabalho se desenvolva ainda mais.

Na programação do evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que acontece durante a Feicon, de 8 a 11 de abril de 2025, no Pavilhão 8 do São Paulo Expo, debates devem trazer o assunto em pauta. Na arena de conteúdo, no dia 08 de abril, “Mulheres que Transformam a Construção” traz exemplos de lideranças femininas que fazem a diferença. E durante a plenária “Mão de obra: o desafio da produtividade no Brasil e no mundo”, no dia 11 de abril, o perfil dos trabalhadores, inclusive a participação das mulheres, deve ser discutido.

O evento é gratuito e as inscrições estão abertas. Participe!

“Na construção temos um desafio que é a evasão de mão de obra, poucas pessoas qualificadas, então podemos olhar para as mulheres e entender que elas podem sim ser um caminho importante para essa produtividade, para essa qualificação profissional”, aponta Ana Cláudia Gomes, vice-presidente Responsabilidade Social da CBIC.

No ano passado, a CBIC traçou um perfil do trabalhador na área de construção e foi feito um recorte sobre a questão das mulheres, como elas são aceitas, o que elas sentem, como elas se percebem no setor, os desafios que elas enfrentam. Na pesquisa, 44% das entrevistadas afirmaram que o trabalho feminino é valorizado na construção e 62,4% relataram que a mulher recebe tratamento respeitoso no setor.

A Comissão de Responsabilidade Social em parceria com o SESI Nacional desenvolveu um programa de liderança feminina para acompanhar um processo de qualificação de mulheres para as atividades de produção na construção civil.  “A gente vai começar esse processo todo fazendo uma pesquisa local para entender qual é a profissão que há mais demanda pelo mercado e tentar direcionar a qualificação para aquela profissão efetiva, de modo a ter mais uma possibilidade de ingresso no mercado no pós-treinamento”, explica Ana Cláudia, os passos do projeto devem ser apresentados no ENIC também.

Para saber mais sobre o ENIC e a sua programação que conta com mais de 200 horas de conteúdo e a participação de dezenas de especialistas, entre no site do evento e faça sua inscrição.

Confira a programação completa clicando aqui.

O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON e correalização com SESI e SENAI. O evento conta com o patrocínio da Sant-Gobain, no Hub de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação, e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Além disso, conta ainda com os patrocinadores Itacer; Senior; Brain; Esaf; One; Agilean; Exxata; Konstroi; Mais Controle; Penetron; Seu Manual; Totvs; Zigurat.

COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PLA
Sinduscon – Vale
ADIT Brasil
ASSECOB
Ademi – RJ
Sinduscom-SL
Sinduscon-RIO
Sinduscom-VT
Sinduscon-MS
ASEOPP
Sinduscom-NH
Sinduscon-MG
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.