Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/03/2012

Mulheres marcam presença nos canteiros de obra

A presença feminina nos canteiros de obra espalhados pelo Brasil é uma realidade cada vez mais comum.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2010 as mulheres já somavam mais de 200 mil trabalhadoras com carteira assinada no setor, quase o dobro do registrado em 2006 (108 mil) e 8% do total de trabalhadores da construção civil.

Seja pela grande oferta de emprego, possibilidade de crescer na carreira ou por melhores salários, as mulheres, atualmente, enxergam o setor como uma alternativa para mudar de vida.

Em Alagoas, por exemplo, as mulheres vêm se destacando. Persistentes, elas enxergaram a oportunidade de trabalho na Indústria da Construção e vêm se destacando em suas funções.

O canteiro de obras da Reconstrução em União dos Palmares, uma das mais atingidas pela enchente ocorrida em junho 2010 em Alagoas, chegou a ter 600 trabalhadores, dos quais 40% eram mulheres.

Esse movimento já vem ocorrendo há algum tempo.

O Programa Mais Você exibido no ano passado pela TV Globo destacou o trabalho da mestre de obras Márcia Cristina Santos da Silva no setor.

A matéria mostrou a rotina da trabalhadora, que comanda centena de homens nas construções onde trabalha.

Na ocasião, Márcia Cristina contou como se transformou na primeira mestre de obras mulher de uma grande empresa do setor: “Tudo partiu do meu pai, ele até hoje trabalha com obras. Os meus dois irmãos eram muito magrinhos, eu sempre fui a mais forte da família, então, meu pai me levava para a obra. Eu gostava, achava diferente, não queria ficar em casa cuidando dos mais novos e fazendo serviços domésticos. Acho muito legal pegar esse terreno totalmente acidentado e bolar o que vou fazer”, declarou.

Clique aqui para acessar a íntegra da matéria.
 
 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – RJ
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-SE
Sinduscon-RO
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-BNU
SINDICIG
Sinduscon-RIO
Sindicopes
Ademi – DF
FENAPC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea