Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/02/2013

Mudanças nos tributos da construção

"Cbic"
25/02/2013

O Povo – Últimas/CE

Mudanças nos tributos da construção

O secretário da Fazenda, Mauro Filho, está fazendo uma consulta ao setor da construção civil para analisar os modelos de tributação. Devem ocorrer mudanças na forma de cobrança dos impostos da categoria, podendo a fórmula de substituição tributária ser aplicada. A decisão sobre as possíveis alterações deve sair em março. Além da área de construção, a Sefaz também analisa possíveis alterações para os segmentos de farmácia e atacadista.
 O presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), Roberto Sérgio, diz que a entidade fará uma análise sobre a carga de impostos e depois emitirá um parecer com propostas para avaliação da Sefaz. Essa área tributária tem deixado o segmento produtivo confuso, principalmente depois das alterações feitas pelo Governo Federal.
 BASE DE CÁLCULO
 As alterações na tributação das empresas de construção civil, no âmbito nacional, estão sendo negociadas pela Câmara Brasileira da Indústria de Construção Civil (Cbic). No próximo dia seis haverá uma reunião em Brasília para discutir o assunto.
 A principal mudança é a substituição da base de cálculo. As empresas do setor pagavam 20% de impostos federais sobre a folha de funcionários, devendo não haver mais essa contribuição e passando a ser cobrados 2% sobre o faturamento. A grande discussão é como vai acontecer isso: de um lado, as companhias da área de incorporação reclamam que são muito oneradas; de outro lado, as empresas de pequeno porte dizem que terão prejuízo – atualmente elas são subsidiadas pelo INSS e, com as alterações, deixarão de ter o benefício e pagarão sobre os impostos sobre o faturamento.
 MAIS OBRAS
 Mesmo com as dificuldades na área de tributação, a perspectiva é de melhora nos resultados na área de construção do Ceará em 2012. A direção do Sinduscon aposta numa evolução no andamento das obras públicas e privadas.
 A expectativa maior é com a retomada de obras da Prefeitura de Fortaleza, como Beira Mar, Praia de Iracema e Morro de Santa Terezinha. No caso da Beira Mar, a licitação já aconteceu e o projeto apresenta um volume de investimento da ordem de R$ 500 milhões. Só esse projeto vai garantir uma boa movimentação para o setor.
 MERCADO IMOBILIÁRIO
 Na parte imobiliária, as previsões também são otimistas. A César Rêgo Imóveis, por exemplo, comemora o bom começo do ano. Segundo a empresa, houve em janeiro um crescimento de 62% no Valor Geral de Venda (VGV) em relação ao ano passado. Entre os motivos da melhora estão os lançamentos aprovados no final do ano passado, com diferentes tipos de projetos, e as medidas econômicas tomadas pelo governo, que ajudaram a garantir mercado.
 NOVO CAMPUS
 A reitora do Centro Universitário Estácio FIC, Ana Flávia Chaves, inaugura hoje o campus do bairro Parangaba. A nova unidade tem capacidade para nove mil alunos e começará com aulas nos cursos de Turismo, Ciências Contábeis, Administração, Marketing, Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Gestão Hospitalar.
 A BASE
 AÇÕES DOS SEBRAE
 O diretor do Sebrae no Ceará, Alci Porto, destaca alguns dos trabalhos realizados pela Associação Brasileira dos Sebraes (Abase). Ele explica que a entidade tem acompanhado os processos para a implantação da Lei Geral; criou comissão especial de orientação do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas; e acompanha a execução do direcionamento estratégico do plano plurianual do orçamento do Sistema Sebrae.
 FUSÕES E AQUISIÇÕES
 Os teóricos da área de economia falam que, para calcular os seus avanços, é preciso determinar as forças que a fazem avançar. No Ceará, certamente o varejo é o grande destaque, mas as empresas locais estão sendo forçadas a amadurecer dentro do mercado global, com fusões e aquisições. Quem não se profissionalizar poderá ser engolido nesse processo. Marcas locais já estão negociando fusões com empresas nacionais e até estrangeiras.
 O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95,5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro "Sobe e desce da economia", com o jornalista Nazareno Albuquerque
 "O dinheiro faz até os gatinhos abrirem os olhos"
 Dito italiano
 Para ler
 Cooperação e Conflito – instituições e desenvolvimento econômico
 Autor:  Ronaldo Fiani
 Resumo:  o livro trata da relação entre as instituições e o desenvolvimento econômico. O autor analisa as teorias existentes sobre o assunto, fazendo as devidas ressalvas sobre o contexto histórico.
 Editora:  Elsevier – Campus
 ORQUÍDEAS
 PARA A AGENDA:  
 De 5 a 8 de março será realizado, em Fortaleza, o I Simpósio Brasileiro de Cultivo de Orquídeas. Atualmente existem mais de 25 mil espécies catalogadas no mundo. Só no Brasil já foram encontrados pelo menos 2.500 tipos da espécie.

 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-ES
Abrainc
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-RN
Sinduscon-JP
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-Brusque
Sinduscon Chapecó
Ademi – GO
Sicepot-RS
Sinduscon-Teresina
Sinduscon – Lagos
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea