Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/06/2011

MRV cria a "Escola de Produção"

 

"Cbic"
24/06/2011 :: Edição 125

Jornal Diário do Comércio/MG- 23/06/2011

MRV cria a "Escola de Produção"

 

Aproveitando o bom momento vivido pela construção civil no país e visando driblar os problemas com escassez de mão de obra especializada, a mineira MRV Engenharia e Participações S/A, com sede em Belo Horizonte, em parceria com o governo federal e a Prefeitura de Curitiba (PR), criou o projeto "Escola da Produção", voltado para a formação e absorção de profissionais nas regiões de atuação da construtora. A primeira cidade contemplada foi a capital paranaense, mediante aportes da ordem de R$ 120 mil. Agora, novas praças deverão receber o projeto, entre elas Belo Horizonte.

 "Este foi o piloto, que já mostra resultados positivos, qualificando a mão de obra local de Curitiba e, principalmente, capacitando profissionais para que sejam empregados pela própria MRV. Daqui para frente, a empresa deverá executar o projeto em outras regiões de atuação, visando solucionar a falta de disponibilidade de mão de obra, a começar por Porto Alegre (RS)", informou a coordenadora de recursos humanos da MRV na regional Sul, Andressa Crefta.

 Segundo ela, entre os cursos oferecidos gratuitamente pelo programa de qualificação da MRV estão os de azulejistas, eletricistas, almoxarifes, carpinteiros, pedreiros, encanadores, gesseiros e pintores. As primeiras quatro turmas, sendo duas de azulejistas e duas de eletricistas, iniciaram as aulas em abril último. Ao todo, são 125 estudantes que concluirão o curso no próximo mês. Conforme Andressa Crefta, antes mesmo da conclusão, 17 participantes das turmas já foram contratados pela MRV.

 "Capacitar sua própria mão de obra sempre foi uma característica da MRV, que prima pela qualidade de seus profissionais. Com a Escola da Produção, porém, adotamos uma postura inovadora, que é de oferecer conhecimento e capacitação a pessoas que ainda não possuem vínculos com a empresa. Com isso, temos a oportunidade de conhecer novos talentos e absorvê-los", explicou.

 Etapas  – De acordo com ela, os cursos da Escola da Produção têm carga horária de 200 horas, das quais 80 são compostas de aulas teóricas e outras 120 de aulas práticas. Ainda segundo a coordenadora, os cursos são divididos em quatro etapas: aulas de cidadania, ensino básico de português e matemática, um módulo básico de pedreiro para que todos tenham noção de construção civil e aulas teóricas e práticas da especialidade escolhida.

 "O mais interessante é que, além de o curso ser totalmente gratuito, os participantes recebem também vale-transporte, lanche, material didático e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as aulas práticas", destacou.

 Andressa Crefta informou que novas turmas já estão sendo formadas para a segunda quinzena de junho. Segundo ela, somente para a primeira fase do projeto, foram 300 inscritos, dos quais 125 foram selecionados e aprovados para seguir na primeira etapa do programa de qualificação.

 Agora, o restante (175) será automaticamente inserido nas novas turmas. Para tal, serão realizados novos aportes, desta vez em parceria não só com o governo federal e com a Prefeitura de Curitiba, como também com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG). (MB) 

 

 

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-SL
Sinduscon-PA
Sinduscon-SF
Ademi – DF
Sinduscon-AC
Aconvap
Sindicopes
Sinduscon-BC
Ademi – ES
APEMEC
Sinduscon-MT
Sinduscon PR – Noroete
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea