Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/03/2015

Ministros se reúnem com Dilma para 'vender' obras prioritárias

"Cbic"
27/03/2015

Valor Online – 27 de março 

Ministros se reúnem com Dilma para 'vender' obras prioritárias

Os cinco ministérios ligados à área de infraestrutura vão apresentar suas obras prioritárias à presidente Dilma Rousseff, durante reunião hoje no Palácio do Planalto. O objetivo do encontro é definir quais projetos poderão seguir em frente e quais terão que ser colocados de molho, devido às restrições impostas pelo ajuste fiscal.

Após a definição do conjunto de obras que vão receber sinal verde, o que deve consumir alguns dias, o governo vai empacotar tudo e buscar a melhor forma de fazer os anúncios. Uma das possibilidades é que todos os projetos enquadrados no programa de concessões sejam anunciados pela presidente, que, segundo os ministros, estaria ansiosa para dar início a uma agenda de notícias positivas.

Foram convocados os ministros Antonio Carlos Rodrigues (Transportes), Gilberto Occhi (Integração), Edinho Araújo (Portos), Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Gilberto Kassab (Cidades). A bolsa de apostas sobre quais pastas vão ser mais sacrificadas já alimenta alguma disputa entre os ministros.

Kassab, por exemplo, tem dito a interlocutores que não espera cortes significativos em sua pasta, que tem como principal atribuição o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, um dos preferidos da presidente. Na Integração Nacional estão obras sensíveis ao eleitorado da região Nordeste, que garantiu a reeleição de Dilma no ano passado, mas já apresenta os primeiros sinais de insatisfação.

Nos Transportes, Aviação e Portos, a tendência do governo é priorizar as obras que puderem ser feitas por meio de concessões ou parcerias público-privadas. Dilma já confirmou, por exemplo, a intenção de conceder à iniciativa privada os aeroportos de Salvador, Florianópolis e Porto Alegre, mas ainda não anunciou formalmente. Ontem, o ministro da pasta confirmou que todos os aeroportos rentáveis serão concedidos até 2018, com exceção de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Manaus.

Também podem fazer parte do anúncio oficial as primeiras concessões em dragagens de portos. Segundo antecipou o Valor PRO , serviço de informações em tempo real do Valor  a Secretaria Especial de Portos já identificou potencial para concessão dos serviços de dragagem em Santos (SP), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS). O governo também quer conceder pelo menos mais quatro trechos de rodovias em 2015, a maioria nas regiões Sul e Sudeste.

Em situação um tanto mais delicada estão os projetos pouco atrativos ao capital privado e que terão, portanto, que ser bancados com dinheiro do Orçamento da União. Para conseguir emplacá-los na reunião, os ministros terão que convencer não apenas Dilma, mas também o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.

Em entrevista recente ao Valor , Barbosa garantiu que o BNDES vai continuar financiando as concessões de infraestrutura. Segundo ele, o objetivo é que sejam mantidas as condições praticadas nas etapas anteriores do programa.


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – AL
Sicepot-PR
Sinduscon-PE
Sinduscon Chapecó
Ademi – ES
Sinduscon-RN
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-DF
Sinduscon-MS
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-PLA
Sinduscon-JP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea