
AGÊNCIA CBIC
Minha Casa, Minha Vida contribui para aumento na venda de imóveis em Minas Gerais
A venda de imóveis novos em Belo Horizonte cresceu 11,25% nos primeiros dois meses de 2010, segundo a Pesquisa sobre Construção e Comercialização, realizada mensalmente pela Fundação Ipead/UFMG, revela aumenta nas vendas de apartamentos novos em Belo Horizonte (MG).
No primeiro bimestre de 2009 foram vendidas 969 unidades de janeiro a fevereiro.
No mesmo período deste ano foram comercializados 1.078 apartamentos. Como fatores desse crescimento estão o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), as facilidades para o financiamento imobiliário, com taxas menores e prazos maiores, o crescimento econômico e a geração de postos de trabalho formal.
De acordo com a pesquisa, os lançamentos de novas unidades apresentaram queda de 10,56%, ao passarem de 786 unidades no período janeiro a fevereiro/09 para 703 unidades em igual período deste ano, em virtude da demora na obtenção da aprovação de projetos na Prefeitura.
De acordo com os dados, a redução dos lançamentos e o incremento das vendas contribuíram para a queda do estoque disponível para comercialização.
A pesquisa do Ipead demonstrou que em fevereiro de 2009 o mercado imobiliário da capital mineira contava com 2.309 apartamentos disponíveis para venda, e em igual mês deste ano, o número caiu para 1.462 unidades.