
AGÊNCIA CBIC
#MeuEnic: variedade de temas é diferencial no Encontro Nacional da Construção

Aproveitar a variedade de assuntos abordados durante o Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) é o conselho de Elson Ribeiro e Póvoa para quem vai participar do evento pela primeira vez. O vice-presidente financeiro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) já participou de mais de 20 edições e ressalta a riqueza dos debates. “Recomendo participar do máximo número de painéis possíveis das comissões técnicas, é uma eterna aprendizagem”, comenta.
O 91º Enic ocorrerá de 15 a 17 de maio, no Windsor Expo Convention Center, na Barra da Tijuca (RJ). O evento reunirá toda a cadeia produtiva do setor, além de especialistas, estudantes, representantes de entidades e do governo. As inscrições estão abertas e a programação completa está disponível online.
Palestras, debates, visitas técnicas são algumas das atividades previstas para esta edição do encontro. Dentre os convidados mais esperados, Póvoa destaca a participação do ministro de Economia, Paulo Guedes, já confirmado. “A expectativa é grande porque ele vai abordar assuntos fundamentais, como as reformas previdenciária e tributária”, diz.
Para o vice-presidente da CBIC, a presença de autoridades é essencial para que possam ser discutidas propostas para o setor. “A CBIC sempre foi protagonista nesse cenário de elaboração de projetos, que hoje estão aplicados ou em andamento no Congresso Nacional. Este ano não vai ser diferente”, comenta.
Além das palestras e painéis, esta edição contará com uma série de novidades, que Póvoa enxerga como muito interessantes. Uma delas são os espaços reservados para networking. “O Brasil está em crise, então o Enic pode ser uma oportunidade para fechar negócios”, afirma. Outra inovação é o Congresso Técnico de Engenharia, paralelo à programação geral.
Após tantas experiências no encontro, as lembranças são muitas, mas Póvoa se recorda de uma em especial. O 66º Enic, em 1997, em Brasília, contou com palestra do preparador físico de Ayrton Senna, Nuno Cobra. “Ele contou como Senna se preparava para alcançar suas conquistas, e foi muito motivador”, relata o vice-presidente da CBIC.