Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/06/2011

Mercado sem risco de "bolhas"

 

"Cbic"
28/06/2011 :: Edição 127

Jornal Diário do Comércio – MG/MG 28/06/2011

 

Mercado sem risco de "bolhas"

Conforme especialistas da área, há fôlego para crescimento para os próximos dez anos.

LÍDIA REZENDE.  

 ALEXANDRE GUZANSHE/ARQUIVO/DC

Vendas de imóveis não param de crescer

Ao contrário do arrefecimento previsto para as atividades em diversos setores da economia, o segmento imobiliário deve continuar registrando elevados índices de expansão durante, pelo menos, os próximos dez anos. De acordo com especialistas consultados pela reportagem, mesmo com a robusta valorização dos preços dos imóveis, que em alguns casos já chega a até 600% na Capital, não há tendência de formação de bolha no mercado imobiliário, já que o crescimento tem sido sustentado pelo bom desempenho econômico do país, aliado aos aumentos da renda da população e das linhas de crédito e financiamento disponíveis.

"Bolha significa um crescimento sem sustentação, e não é isso que ocorre no mercado brasileiro em geral, já que a demanda ainda está muito aquecida", afirma o presidente da Câmara de Valores Mobiliários de Minas Gerais e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), Ariano Cavalcanti de Paula.

Segundo ele, a explicação para a valorização dos imóveis em patamares muito acima da expansão verificada na inflação e em outros segmentos é a correção da defasagem observada nos preços durante a década de 90 e meados dos anos 2000. "Nos anos 90, tivemos cinco moedas diferentes e não conseguimos controlar a hiperinflação. Além disso, o governo havia extinto o programa de habitação existente. Na época, alguns imóveis custavam menos que o preço de sua reconstrução", argumenta Cavalcanti de Paula.

"Em 1986, o setor atingiu o recorde de 600 mil unidades financiadas. O volume só foi alcançado novamente em 2009. Como o déficit habitacional ainda é muito grande, a valorização deve permanecer durante os próximos 10 a 15 anos", avalia o presidente.

Outros fatores que contribuem para a valorização imobiliária são o encarecimento dos preços dos lotes, insumos e mão de obra

Custos  – Além da procura ainda muito maior que a oferta, outros fatores que contribuem para a valorização imobiliária são o encarecimento dos preços dos lotes, insumos e mão de obra, na avaliação do diretor da área imobiliária do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG). Bráulio Franco Garcia.

"As construtoras não estavam preparadas para um crescimento tão intenso e repentino e tiveram de contratar mais funcionários, recompor e aumentar os estoques e procurar mais loteamentos. Também há questões como a escassez de áreas disponíveis em Belo Horizonte e de mão de obra, o que contribui ainda mais para a elevação de todos estes itens. Construir imóveis também ficou mais caro", esclarece.

Segundo Garcia, não há risco de especulações imobiliárias na Capital, no Estado, nem no país porque a situação do mercado brasileiro é diferente ao que foi verificado nos Estados Unidos e na Europa em 2008, durante a eclosão da crise financeira mundial.

"Os preços praticados nos Estados Unidos estavam inflados porque, como o imóvel também é um ótimo investimento financeiro em razão da segurança e da rentabilidade que proporciona, havia muita demanda por parte de investidores, e não porque as pessoas precisavam de moradia. No Brasil, ainda há um grande déficit habitacional, a população continua em busca da casa própria, o que coloca o mercado do país em outra perspectiva. O setor ainda tem muitas condições de expansão, haja visto o número cada vez maior de brasileiros subindo de classe social", observa Garcia.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MS
Sinduson – GV
SECOVI-GO
Sinduscon-AL
Ademi – ES
Sinduscon-RIO
ADEMI – BA
ANEOR
ASSECOB
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-SP
Sinduscon-SM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea