Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/08/2022

Mercado de Trabalho formal da construção civil continua demonstrando sua força

Os dados do Novo Caged, divulgados nesta segunda-feira (29/08) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, continuam evidenciando a força do mercado de trabalho da construção civil. Em julho, o setor gerou um saldo positivo de 32.082 novas vagas com carteira assinada. Esse número foi superior ao registrado em junho de 2022 (30.021) e também maior do que o observado em igual mês do ano anterior (30.278).

Nos nos últimos 24 meses, período da pandemia, a construção civil já gerou 598.302 novas vagas formais em todo o País. Assim, o número de trabalhadores do setor passou de 1,967 milhões em julho de 2020 para 2,525 milhões.

Destaque

Em julho, a construção civil respondeu por 5,98% do total de trabalhadores formais em todo o País, mas, nesse mês, ela foi responsável por 14,66% do total das novas vagas geradas, um número que, sem dúvidas, demonstra toda a importância do segmento.

“Os números são expressivos e precisam ser ressaltados, especialmente porque o setor possui uma extensa cadeia produtiva e gera efeitos diretos, indiretos e induzidos em toda a economia”, destaca a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

Dados da Sondagem da Construção, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da CBIC, continuam demonstrando que o nível de atividade do setor segue crescendo e, por esse motivo, os empresários da construção demonstram expectativas positivas para os próximos meses.

Vale lembrar que o ciclo de produção da construção é longo e o novo ciclo de negócios, iniciado em julho de 2020, continua gerando efeitos positivos. Além disso, para os próximos meses também deverão ser observados os reflexos positivos da ampliação do prazo de financiamento imobiliário para 35 anos do Programa Minha Casa, Minha Vida.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – GO
Sinduscon-JF
Sinduscon-AM
ASBRACO
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-Vale do Itapocu
Ademi – DF
Sinduscon-AC
Sinduscon-BNU
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-RN
Ademi – AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea