Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/08/2022

Live CBIC Economia destaca expectativas para 2022 e 2023

A economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, em sua live quinzenal sobre a economia nacional e o desempenho da Construção Civil, que é realizada no Instagram da entidade, conversou com os internautas sobre as expectativas para 2022 e 2023. Entre os temas abordados foram destaques as novas projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação no País, desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), taxa Selic e câmbio.

A economista explicou que as projeções para o IPCA em 2022 seguem perdendo força. As estimativas atuais indicam que o referido indicador encerrará o ano em 6,82%. Ela destacou que, apesar de ainda superior ao teto da meta inflacionária para esse ano (5%), as novas projeções estão inferiores às registradas anteriormente (9%).

“A redução dos tributos sobre os combustíveis é um dos fatores que ajuda a explicar o recuo do IPCA, que é calculado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa iniciativa ajudou a reduzir a força da inflação no País. Para 2023, a pesquisa Focus, que é realizada semanalmente pelo Banco Central, indica IPCA de 5,33%”, afirmou.

A especialista também reiterou que a revisão das estimativas para o resultado do PIB Brasil em 2022 é acertada. “Entidades, consultorias e instituições financeiras estão promovendo revisão das suas expectativas para o desempenho da economia nacional em 2022. As últimas projeções sinalizam alta do PIB neste ano entre 2% e 3%. Medidas de estímulo à economia como o aumento do Auxílio Brasil e do vale gás, além da ajuda aos caminhoneiros e taxistas, em função do aumento no preço dos combustíveis ajudam a explicar esse resultado”, explicou. Entretanto, ela destacou que as projeções para o próximo ano indicam menor dinamismo e sinalizam PIB crescendo 0,39% (pesquisa Focus).

Para a Construção Civil, Ieda destacou que a última Sondagem da Construção Civil, que é realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da CBIC, continua demonstrando aumento da confiança dos empresários do setor na economia nacional, bem como sinalizam maior ritmo de atividades, novos investimentos e compra de insumos e materiais de construção.

A live economia acontece quinzenalmente no Instagram da CBIC.

A live tem interface com o projeto “Banco de Dados da Construção – BDC”, em correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-PR
Sinduscon-SE
Sinduscon-GO
Sinduscon – Norte
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-JP
Sinduscon-SF
AELO
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-SM
Aconvap
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea