Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/09/2011

Licença ambiental terá novas regras

"Cbic"
06/09/2011 :: Edição  173

 

Jornal O Globo/BR 06/09/2011
 

Licença ambiental terá novas regras

Pacote do governo quer agilizar concessão de autorizações
O governo prepara um novo arcabouço legal para o licenciamento ambiental de obras, para que o Ibama consiga dar vazão ao aumento da demanda provocado pelo pré-sal e por empreendimentos previstos nos programas de aceleração do crescimento (PAC) I e 2. Um pacote de decretos presidenciais e portarias do Ministério do Melo Ambiente estão em fase final de elaboração para, de um lado, simplificar procedimentos que atrasam desnecessariamente a construção de linhas de transmissão e projetos de exploração de petróleo e, de outro, corrigir o déficit de diagnósticos ambientais em obras feitas antes de o licenciamento passar a ser exigido pela legislação de 1981.
 No caso do petróleo, a novidade é que as licenças serão dadas considerando o conjunto da área e não mais cada poço separadamente, A medida dará mais flexibilidade ao empreendedor, que não precisará especificar o local exato onde fará a perfuração. Basta que delimite um poligono e defina os cenários de dano em caso de vazamento. Concedida a licença, a empresa poderá explorar óleo em qualquer ponto do polígono. Para o Ibama, as medidas, estudadas com o Ministério de Minas e Energia, vão também gerar ativos ambientais. Isso porque ao "descongestionar as concessões de licenças", os técnicos poderão se concentrar no monitoramento das atividades.
 No que se refere a rodovias antigas, será feito um cronograma para que informações ambientais de pontos críticos por onde a estrada passa sejam levantadas, já que não dá para transferi-las para outro local.
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PLA
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-CE
Sinduscon-PB
Sinduscon-SE
Ademi – MA
Aconvap
Sinduscon – Vale
Sinduscon-RR
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon Chapecó
ASSECOB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea