
AGÊNCIA CBIC
Jovens talentos apresentam projetos inovadores no ENIC

No último dia do maior evento da construção do país, jovens talentos com projetos inovadores e sustentáveis subiram no palco da Arena de Conteúdo para apresentar seus projetos. Três pesquisadores que foram destaques da 25ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade estiveram no Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) para mostrar ao público estratégias diferenciadas para o setor. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento acontece em conjunto com a 29ª edição da Feicon, no pavilhão 8 da São Paulo Expo.
Um brise-soleil responsivo que se adapta às mudanças climáticas foi o projeto apresentado por Gabriel Moraes de Bem, doutor em Engenharia Civil que fez sua pesquisa pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O quebra-sol desenvolvido por ele consegue identificar a luminosidade externa para controlar a temperatura do ambiente interno com sombreamento de 50% ou 100%.
Quando há claridade excessiva, ele traciona para aumentar o sombreamento e vice-versa. “Ele se adapta em tempo real ao tempo e é de fácil instalação. Além de reduzir o desconforto por excesso de luminosidade e causado pelo frio, ele reduz o uso de equipamentos para climatização”, contou Gabriel durante sua apresentação.
Para pensar em novas formas de abrigo e moradia para populações impactadas por eventos climáticos extremos, Dyanna Cardozo, arquiteta e urbanista, estudou durante seis anos na Universidade Federal do Rio de Janeiro novas formas de aplicação do bambu em construções. O projeto “A reação ao fogo do bambu e aplicação de materiais sustentável em projetos de habitação” foi premiado pela CBIC no ano passado.
“Pensei na construção de ecovilas para abrigos nas regiões de alagamento em Petrópolis e usar o bambu como bioconcreto e nas instalações”, contou a pesquisadora que fez uma série de testes para calcular a densidade e umidade do material que se mostrou mais resistente à incêndios.
O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON, apoio do Sistema Indústria e correalização com SESI e SENAI. O evento conta com o patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal e Governo Federal, além do patrocínio da Saint-Gobain, no Hub de Sustentabilidade e Naming Room de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação, e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Também são patrocinadores do ENIC: Itacer; Senior; Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, Associação Brasileira das Indústrias de Vidro – Abividro, Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas – Abrafati, Anfacer, Sienge, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP; Multiplan; Brain; COFECI-CRECI; CIMI360; Esaf; One; Agilean; Exxata; Falconi, Konstroi; Mais Controle; Penetron; Seu Manual; Totvs; Unebim, Zigurat; Yazo.
Logística sustentável – Como a máquina poderia ajudar a melhorar e integrar três temas importantes para a realização de projetos: modelagem da informação da cidade (CIM), pesquisa operacional e avaliação da sustentabilidade do ciclo de vida. Foi com essa questão que Julianna Crippa, professora e engenheira civil, criou o estudo pela UTFPR, “Otimização da ASCV integrada ao CIM (BIM+GIS)”.
“Criamos um método que conseguisse automaticamente, pelo software ou inteligência artificial, decidir qual o melhor corredor viário para ser implantado em uma cidade, que fosse sustentável social ambiental e com custo viável e conseguimos”, explicou Juliana sobre a pesquisa.
O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, Construção 2030, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).