AGÊNCIA CBIC
Integrantes da IHA conhecem panorama do mercado imobiliário brasileiro e discutem temas estratégicos do setor
O segundo dia da reunião do board da International Housing Association (IHA) no Brasil, na quinta-feira (15/08), abriu espaço para a discussão de temas estratégicos para o mercado imobiliário, como a industrialização da construção e sistemas construtivos. Organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com a ADEMI RJ, o Sinduscon-RJ e a Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o encontro trouxe ao Rio de Janeiro executivos da instituição para uma jornada que se encerra nessa sexta-feira (16) com visitas técnicas na capital fluminense.
“Essa é uma oportunidade inestimável de fortalecer a participação da CBIC nesse importante fórum internacional que é a IHA e de também retribuir a acolhida generosa que nós, brasileiros, sempre recebemos nos nossos encontros em outros países”, afirmou Renato Correia, presidente da CBIC. “Conhecer o que acontece pelo mundo, compartilhar preocupações, desafios e soluções bem-sucedidas, olhar para o futuro de uma perspectiva mais ampla, são objetivos essenciais para navegar no mercado imobiliário”, acrescentou.
Ele transmitiu aos colegas um panorama de temas que estão na agenda estratégica dos empresários brasileiros, como a regulamentação da reforma tributária, medida que imporá mudanças significativas ao setor; e a necessidade de novas fontes de financiamento para o mercado imobiliário – seja para a produção, seja para a aquisição de imóveis.
O potencial e desafios da industrialização do setor no Brasil foram apresentados pelo presidente do Conselho Consultivo da CBIC, José Carlos Martins. Segundo ele, um conjunto de temas como insegurança jurídica, baixa produtividade, aprovação de novos modelos construtivos e os custos dos materiais ainda colocam barreiras para a aceleração da industrialização no país. Martins também apresentou as linhas gerais do projeto Construção 2030, iniciativa da CBIC para estimular e apoiar o setor da construção no movimento de industrialização e absorção de inovação. “A gente evolui pela troca de experiências. Reuniões como essa são essenciais. O Brasil, por sua importância e tamanho, tem muito a colaborar”, comentou o executivo ao final do encontro.
Representação mundial – A reunião da IHA recebe participantes de países como Estados Unidos, Noruega, Reino Unido, Canadá, Austrália e Japão. Presente ao encontro, o presidente da IHA Tom Ito, fez uma apresentação sobre a descarbonização da habitação no Japão. O executivo também é o secretário de Relações Internacionais da Japan International Association for the Industry of Building and Housing (JIBH).
Esse tema tem interface com o Projeto “Estratégias para Inovação e Desenvolvimento na Indústria da Construção e no Mercado Imobiliário, seus trabalhadores e a sociedade civil no Brasil” da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).