Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/04/2019

Instituto Trata Brasil lança portal de informações ‘Painel Saneamento Brasil’

Os dados sobre a falta de saneamento básico no Brasil são alarmantes. Em pleno século 21, ainda temos quase 35 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada e metade da população do país não conta com serviços de coleta de esgotos. De todo o esgoto gerado no Brasil, apenas 46% é tratado e isso gera poluição ininterrupta aos nossos rios, lagos, praias, além de causar milhares de casos de doenças e internações por todo o país. 38% da água já potável do Brasil se perde por falta de manutenção das redes de água, vazamentos, roubos, “gatos”, erros ou falta de medição.

A plataforma lançada pelo Trata Brasil permite a qualquer pessoa conhecer, não somente os dados tradicionais de onde habita, mas também comparar cidades e Estados, fazer cruzamentos de dados do saneamento com indicadores socioeconômicos, ampliando o entendimento das externalidades causadas pela ausência do saneamento básico.

Nela é possível conhecer série histórica de indicadores e comparar, por exemplo, os tradicionais com indicadores de doenças de veiculação hídrica, gastos dos municípios com essas doenças, impactos na Educação.

Traz também dados econômicos, como os empregos gerados pelos investimentos e na operação, geração de renda, diferenças salariais de pessoas com e sem acesso aos serviços, entre várias outras.

Neste primeiro momento, contempla dados das 200 maiores cidades, mas até metade de 2020 serão todas as 839 cidades com população acima de 50 mil habitantes (sob gestão do Ministério do Desenvolvimento Regional). Juntas, essas cidades abrigam 70% da população brasileira, então esses brasileiros podem fazer a diferença pressionando pelo saneamento.

O link para acesso à plataforma é:  www.saneamentobrasil.org.br

(Com informações da Abramat)

 

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Aconvap
SECONCI BRASIL
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon – Norte
Ademi – DF
Sicepot-RS
APEOP-PR
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-DF
Sinduscon-SE
Sinduscon-PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea