Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/06/2021

Inovação e tecnologia foram temas da reunião da COMAT/CBIC

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou reunião, presidida pelo presidente da Comissão, Dionyzio Klavdianos, nessa quarta-feira (23). Os assuntos abordados foram relacionados à inovação tecnológica no setor da construção.

Acordo de Cooperação Técnica Fiesp-ABNT-SNH 

Um dos temas do encontro foi o Acordo de Cooperação Técnica Fiesp-ABNT-SNH que tem interface com o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). A chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Rhaiana Santana, apresentou o assunto.

Segundo Rhaiana, um dos objetivos do acordo é criar mais uma porta de entrada para sistemas inovadores que buscam homologação no SiNAT – Sistema Nacional de Avaliações Técnicas, e que precisam de apoio técnico e financeiro para desenvolvimento da tecnologia.

Para a chefe de gabinete, “a participação da CBIC nos nossos grupos tem sido de alto nível e as contribuições sempre foram muito positivas”.

‘Métodos Modernos de Construção’ (MMC) do Senai-Cimatec

 

A reunião também contou com a apresentação do projeto ‘Métodos Modernos de Construção’ (MMC) do SENAI-CIMATEC, realizada pelo gerente de Negócios, Carlos Bomfim, e pelo professor assistente, Moisés Ferreira.

O MMC é um demonstrador tecnológico para validação de tecnologias e desenvolvimento de protótipos para construção on e off-site pautados em um modelo de governança participativa.

De acordo com Carlos Bomfim, “estamos abertos para projetos que venham melhorar tecnologias convencionais, assim como também investimento em  tecnologias não convencionais”.

Os próximos passos da iniciativa são: apresentação do Modelo de Consórcio para grupos, formalização de parcerias, ações de comunicação e estruturação de projetos.

Para o presidente da COMAT, Dionyzio Klavdianos, o caminho para a inovação é fazer com que parcerias como essa dê soluções práticas para o setor.

IPT OPEN Experience e a estruturação da Unidade Habitação e Edificações do IPT

Mais uma parceria foi apresentada na reunião da Comissão. Trata-se de um centro internacional de tecnologia e inovação multitemático.

Segundo o diretor da área de Concentração Tecnológica em Habitação e Edificações, Fulvio Vittorino, o projeto é o maior distrito de inovação da América Latina que vai reunir empresas, startups, investidores, governo, instituições de pesquisa e universidades.

O IPT é um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e há mais de cem anos colabora para o processo de desenvolvimento do País.

Fulvio ainda apresentou as novas unidades de negócios do projeto: bionanomanufatura; materiais avançados; energia; habitação e edificações; cidades, infraestrutura e meio ambiente; tecnologias digitais; tecnologias regulatórias e metrológicas; e ensino tecnológico.

Já para o setor de edificações e para a área de habitações, Fulvio explicou a atuação por meio de: conformidade e desempenho; industrialização; inteligência artificial e digitalização; sustentabilidade; e novos materiais.

“Queremos estar mais próximos ao setor”, disse o diretor.

Segundo o presidente da Comat, Dionyzio Klavdianos, o trabalho consiste em mais uma força de uma entidade centenária. “É muito importante investir em pesquisa, processos e inovação. Esse é um projeto que temos que fazer para ontem”, reiterou.

Vícios construtivos

O presidente do Conselho Jurídico da CBIC, José Carlos Gama, abordou o tema durante a reunião e citou as ações que a CBIC vem fazendo.

Gama explicou que o projeto é conclamado às empresas que estão com o problema e afirmou que a primeira videoconferência do grupo será na próxima segunda-feira (28). O encontro terá a participação de especialistas da CBIC e de empresas que se associaram ao programa.

“Nós estamos desenvolvendo trabalhos tanto no lado do Executivo, como no Legislativo e Judiciário”, disse José Carlos Gama.

Para o presidente da Comat, Dionyzio Klavdianos, o trabalho e a união são de grande relevância. “Devemos nos juntar e trazer estes temas para ver a importância do trabalho que desenvolvemos.”

Saiba mais sobre o projeto de Vícios Construtivos

Outros assuntos abordados na reunião foram:

  • Evolução dos trabalhos referente proposta de Norma de Garantias, apresentado pelo vice-presidente de Relações Institucionais do Sinduscon-SP e membro do Conselho Deliberativo da ABNT, York Estefan;
  • Projeto da ABNT: Prática Recomendada  de vidros na construção civil, apresentada pelo líder do GANT/COMAT/CBIC e assessor técnico do Sinduscon-MG, Roberto Matozinhos. O documento está em consulta Nacional até o dia 5/7/21. Mais detalhes em: https://cbic.org.br/normasdaconstrucao/normas/consulta-nacional
  • Panorama das principais Normas Técnicas relacionadas ao setor em andamento, apresentada pela gestora da ABNT/CB 002, Lillian Sarrouf; Ressaltou o trabalho do GANT/COMAT e a importância de indicação de representantes para as Comissões de Estudos Especiais da ABNT.
  • Roberto Sukster, vice-presidente do Sinduscon-RS, falou sobre as tratativas entre COMAT e IBI sobre o Guia para Aplicação da Norma de Desempenho para Impermeabilização, documento que está em elaboração pela entidade.
  • Posicionamento da CBIC frente à proposta de Procedimento para realização de coleta de produtos em canteiros de obras no âmbito do SiMaC do PBQP-H, apresentado pelo Marcos Galindo, Conselheiro e Diretor do SINDUSCON-BA;
  • Contribuições da COMAT/CBIC na Consulta pública para Modernização do Marco Regulatório do INMETRO, apresentada pelo presidente da Comat do Sinduscon-Rio, Lydio Bandeira;
  • Importação do aço, apresentado pelo presidente da Coopercon Brasil, Marcos Lago, e pelo CEO da Frontera Group, Alexandre Pedron.

Os assuntos que foram tratados durante a reunião têm interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção” da Comat/CBIC, com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-MS
Ademi – AL
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-DF
Sinduscon-AL
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon – Vale do Piranga
Ademi – DF
Sinduscon-PB
ADIT Brasil
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea