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30/12/2010

Infraestrutura avança, mas saneamento, portos e aeroportos pedem agilidade

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30/12/2010 :: Edição 033

Jornal Brasil Econômico/BR|   30/12/2010

Infraestrutura avança, mas saneamento, portos e aeroportos pedem agilidade

Aumentar a oferta de saneamento básico no país, melhorar a situação de portos e acelerar o combate ao gargalo dos aeroportos são desafios que estão na linha de frente para que a infraestrutura brasileira possa aprofundar o avanço visto nos últimos anos. Para quem produz máquinas e equipamentos para o segmento, a demanda urgente é no sentido de aliviar as dificuldades trazidas pelo câmbio valorizado.

 Segundo projeções da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), a expectativa é que os investimentos em infraestrutura atinjam este ano em torno de 20% a mais que os R$ 121 bilhões investidos em2009, considerando recursos públicos e privados nos diversos setores. E a entidade espera que esses investimentos ganhem velocidade daqui em diante: "Há uma perspectiva sólida de crescimento da economia, há um processo vigoroso de ascensão social em curso e há muitos gargalos que ficam cada vez mais evidentes conforme a atividade econômica cresce e se acelera", afirma o presidente da Abdib, Paulo Godoy.

 Na avaliação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, o segmento elétrico, dentro das áreas de infraestrutura, está em melhor situação. Para ele, a área rodoviária "já passou pelo pior" e os grandes problemas do país estão hoje em portos, aeroportos e, principalmente, em saneamento básico. "A média brasileira é de 42% de domicílios atendidos por esgoto, mas há estados como o Maranhão em que a média cai para 8,5%. No caso da água, o maior problema é a perda média ocorrida ao longo da rede, de 40% – é um desastre", diz Simão.

 Para os portos, o presidente da CBIC diz que a ideia é acelerar os trabalhos que estão em andamento, como a dragagem de alguns pontos, e implementar outros projetos que estão prontos e demandam agilidade. Mas é o caos aeroportuário no país que talvez demande o maior enfrentamento do governo.

 "Nos grandes aeroportos, a situação não é nada confortável e demanda um exame muito profundo, que passa pela discussão da privatização, pois já ficou provado que a Infraero não está dando conta de resolver o problema." Como solução para o gargalo aeroportuário, a Abdib propõe a adoção do modelo de concessão nos aeroportos, coma participação de concessionários privados. A ideia é que a operação e administração dos aeroportos passem a ser regidas por contratos com metas de investimento, obrigações e penalidades. "Os aeroportos funcionam com saturação na capacidade de operação de pistas, pátios e terminais, com dificuldades no controle aéreo, na segurança e na locomoção", diz Paulo Godoy, presidente da Abdib.

 Questão cambial Para a Dedini Indústrias de Base, que fornece máquinas e equipamentos para segmentos como de açúcar e etanol, energia e mineração, o grande vilão tem sido o câmbio, que contribuiu para que o déficit acumulado do segmento de bens de capital mecânicos chegasse a US$ 45 bilhões entre 2004 e 2010. "O segmento está produzindo aqui,mas muito abaixo do que poderia", afirma Sérgio Leme, presidente da empresa.

 Em defesa da indústria nacional e otimista com o potencial de projetos de infraestrutura nos próximos anos, Leme defende a agilidade do governo na utilização de mecanismos de defesa comercial, como ações antidumping e salvaguardas. "Não se trata de protecionismo patriótico e sim de defesa em termos legais."
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 A Associação Brasileira da Infraestrutura e das Indústrias de Base (Abdib) vê potencial para que se acelere o ritmo de leilões de concessões nos diversos setores de infraestrutura nos quais o modelo já é adotado, bem como a adoção do modelo em áreas como aeroportos e retomada no setor portuário.

 Em 2010, o governo federal promoveu nove leilões de concessão em áreas de infraestrutura.

 Desde 2003, foram 48 leilões

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