Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/05/2013

Inflação torna-se a principal preocupação de empresários

"Cbic"
07/05/2013

Valor OnLine/BR

Inflação torna-se a principal preocupação de empresários

Por De São Paulo
A inflação voltou ao topo das preocupações dos executivos brasileiros. Em uma lista de seis problemas imediatos – inflação, câmbio, mão de obra, inadimplência, custo do crédito e demanda fraca -, o aumento dos preços recebeu notas de oito a dez para a maioria dos 23 premiados na 13ª edição do "Executivo de Valor", durante evento realizado ontem à noite, em São Paulo. O prêmio é concedido aos melhores executivos em 23 setores da economia.
"Tudo o que a indústria tenta ganhar em produtividade para ser mais competitiva perde na inflação. Essa escalada inflacionária é uma grande ameaça", diz Fábio Venturelli, presidente do grupo sucroalcooleiro São Martinho. "A inflação reduz a capacidade de compra das pessoas e quem mais sofre são os que têm os menores salários", diz Márcio Utsch, presidente da Alpargatas.
Se a inflação é o principal entrave de curto prazo ao crescimento, fatores de mais longo prazo também foram apontados. A qualificação da mão de obra – temor número um em 2012 – ficou em segundo lugar neste ano, acompanhada de perto pelo câmbio. A receita dos executivos para um Produto Interno Bruto (PIB) mais vigoroso e sustentável nos próximos anos passa pelo aumento da competitividade.
Demanda fraca e o câmbio valorizado estão entre as maiores inquietações de Harry Schmelzer, presidente da fabricante de motores elétricos WEG. "A indústria passa por um momento difícil, o que pode ser percebido pela perda gradual de dinamismo e de participação do setor na economia", diz. Para ele, as medidas adotadas pelo governo – como redução do custo do crédito e desoneração da folha de pagamento – ajudam a mitigar o problema. Mas a retomada do crescimento envolve mais investimentos em infraestrutura e logística.
O Brasil deveria primeiro estimular o investimento privado, diz o presidente da Microsoft, Michel Levy, e para isso é necessário rever a política industrial. "Existe forte movimento para aquecer a demanda, mas é preciso se preocupar com o incentivo à produção", diz. Os investimentos em inovação precisam ganhar força, segundo Carlos Fadigas, presidente da petroquímica Braskem. "O baixo crescimento nos últimos anos deixou claro que não se pode prescindir da expansão da indústria".

 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-PR
ANEOR
Sinduscon-PR
SECOVI-SP
Sinduscon-AP
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-Oeste/PR
Ademi – GO
Sinduscon – Vale
Sinduscon-Porto Velho
ADEMI-AM
Sinduscon-MA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea