Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/12/2013

Inclusão no Minha Casa, Minha Vida é remédio anticrise

"Cbic"
09/12/2013

Brasil Econômico

Inclusão no Minha Casa, Minha Vida é remédio anticrise

Com o início do financiamento de pisos laminados pelo programa, Duratex viu volume crescer 10% neste ano

Com unia fatia de 367-? do mercado de painéis de madeira, estimado em R$ 6,4 bilhões, e outros 50% do segmento de pisos laminados, de vendas totais na casa de R$ 300 milhões, a liderança de mercado protagonizada pela Duratex deve ser traduzida em novas oportunidades para seguir crescendo. E, se possível, acima da média. Essa é a maneira como Alexandre Coelho, responsável pela área comercial da unidade de madeiras da empresa, enfrenta a concorrência – Berneck, Arauco e Masisa são algumas – e busca aproveitar os bons ventos da construção civil para driblar o cenário macroeconômico de volatilidade.

"Não foi um ano fácil. Nós sentimos o enfraquecimento da atividade econômica como um todo, mas ainda assim devemos fechar com um pequeno crescimento de volume capaz de nos ajudar a consolidar um bom resultado", resume o executivo. A estratégia diversificada entre a base da pirâmide de negócios, que representa maior volume, embora com menores margens, e o topo, com novos produtos voltados à classe A, justifica a expectativa de um bom fechamento em 2013. Enquanto o mercado deve repetir a média de 10% de crescimento de vendas, o mesmo registrado em 2012, a divisão de madeiras da Duratex considera uma expansão entre 11% e 12%.

No início do ano, Coelho incorporou ao portfólio da Durafloor, marca de pisos da Duratex que completou 15 anos, a primeira linha de pisos vinílicos, embarcando em uma tendência global que começava a chegar ao Brasil. Importados da China e com elevado valor agregado (os produtos entram na categoria luxo), os pisos desenvolvidos a partir de PVC também representaram uma quebra de paradigma da Durafloor, então restrita aos laminados.

Mais tarde, em meados de junho, a disposição do governo na certificação de algumas linhas de pisos laminados para serem integrados ao programa Minha Casa, Minha Vida renovou o fôlego da Durafloor na base da cadeia. "Nós já tivemos um aumento de volume na casa de 10% nos últimos três meses justamente por conta da flexibilização de crédito para essas novas linhas de acabamento", avalia. A expectativa, no entanto, é que a nova demanda ligada ao programa público de crédito habitacional provoque um impacto mais claro na cadeia no próximo ano. "A imagem que se tinha do piso laminado era de um produto elitizado e caro. Há seis meses mostramos que havia competitividade para atuar nesse mercado e quebramos paradigmas", acrescenta Coelho.

Buscar novos mercados no Norte e Nordeste também está na lista de tarefas da divisão de madeiras da Duratex como um dos caminhos para ampliar o faturamento da companhia. Hoje, 7% da receita da empresa, que registrou R$ 3,394 bilhões no ano passado, vêm da divisão de Coelho. "O Norte e Nordeste são as regiões que ainda estamos mais embrionários.O desafio é traduzir isso em oportunidade", finaliza.


Números

R$ 170 mi
Foi o lucro líquido da Duratex no 3 o trimestre deste ano, valor 35,4% maior em relação ao registrado no mesmo período de 2012.


R$ 497 mi
Foi o lucro líquido da Duratex no ano passado, alta de 22,6% em relação a 2011. A empresa controla marcas como Deca e Durafloor.

Nós sentimos o enfraquecimento da atividade econômica, mas ainda assim devemos fechar com um pequeno crescimento de volume capaz de nos ajudar a consolidar um bom resultado"
Alexandre Coelho
Diretor da Duratex Madeiras
 



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-PR
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-TAP
Aconvap
Sinduscon-DF
Ademi – PE
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-SF
Sinduscon-BC
Sinduson – GV
Sinduscon – Norte
ABEMI
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.