Logo da CBIC

Agência CBIC

15/04/2021

Impasse no Orçamento da União de 2021 precisa ser resolvido, diz CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveu hoje (15), durante o “Quintas da CBIC”, um debate virtual com o deputado federal Cacá Leão (PP-BA) sobre o momento político nacional e sobre o Orçamento da União.

Durante a live, o presidente da entidade, José Carlos Martins, destacou que o Congresso Nacional é a “caixa de ressonância” da sociedade, local onde as pressões são exercidas e onde existe condição de se decidir onde empenhar os recursos. “Não existe nada mais democrático do que Orçamento ser tocado pelo Legislativo”, disse.

O jornalista Marcelo Tognozzi, que participou do evento como debatedor, começou citando que o impasse no Orçamento de 2021 é grave, pois o país não está conseguindo desatar o nó. “Há alguém interessado em manter o duodécimo orçamentário”, disse.

Leão, que já foi relator do Orçamento na Câmara dos Deputados, concordou com o jornalista e comentou sobre a criminalização existente sobre as emendas parlamentares. “Apesar de serem usadas para fortalecer a base eleitoral, elas também movimentam a economia das municipalidades”, explicou. O deputado disse que se o Presidente da República não sancionar o Orçamento até o dia 22 de abril, o Congresso irá fazê-lo.

Durante a live, Leão comentou sobre a importância para a sociedade do programa Casa Verde e Amarela, que faz parte do Orçamento.

O coordenador de Relações Institucionais da CBIC, Luis Henrique Cidade, expôs ao deputado uma preocupação da entidade com projetos de lei que interferem no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Cidade lembrou sobre a importância de se preservar a existência do Fundo para a finalidade com que foi concebido.

Martins contou que na última segunda-feira (12) a CBIC apresentou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, uma agenda legislativa do setor da construção. O documento tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios, criando mais segurança jurídica aos empresários e investidores.

No encerramento da live, o deputado falou que está à disposição do setor da construção para fazer o país avançar.

O “Quintas da CBIC” conta com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Assista ao “Quintas
da CBIC”

 

COMPARTILHE!

Agenda de Eventos e Transmissões

Junho/2021

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

23Jun14:0017:00Reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade - COMAT/ CBIC14:00 - 17:00 Virtual

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon Chapecó
APEOP-PR
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-TAP
Ademi – MA
Sinduscon-JP
SINDUSCON – SUL
SECOVI- PB
Sinduscon-SF
Sinduscon-Porto Velho
FENAPC
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X