Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/09/2010

IBGE: apenas 62,6% dos domicílios tinham acesso à rede de água, esgoto e coleta de lixo em 2009

 

A Síntese de Indicadores Sociais 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (17), com dados relativos a 2009, revela que apenas 62,6% dos domicílios urbanos brasileiros têm acesso à rede de água, esgoto e à coleta de lixo.
De acordo com o levantamento, realizado apenas nas áreas urbanas, quanto menor o rendimento da família, pior é a situação em que ela se encontra em termos de acesso a saneamento básico.
Para a classe de rendimento médio de até meio salário mínimo per capita, 41,3% dos domicílios tinham esses serviços oferecidos de forma simultânea.
Essa proporção vai crescendo para cada classe até chegar em 77,5% para as famílias cujo rendimento per capita é de mais de dois salários mínimos. Na análise por regiões identificou-se grande desigualdade.
Enquanto na Região Norte apenas 13,7% do total dos domicílios tinham acesso aos serviços simultâneos de saneamento, baixando para 10% nos domicílios mais pobres, na Região Sudeste, onde os domicílios apresentam a melhor situação do país, esse índice sobe para 85,1%.
Na Região Nordeste, a proporção foi de 37% dos domicílios, percentual que baixa para 27,9% quando o foco é direcionado às famílias com rendimento de até meio salário mínimo.
As regiões Sul e Centro-Oeste apresentaram índices de 62% e de 40,7%, respectivamente, de acesso simultâneo aos três serviços de saneamento. Na média, o Brasil teve um aumento de 9% no total de domicílios urbanos com serviços de saneamento.
A Região Nordeste apresentou um crescimento bem mais expressivo no indicador: 46%.
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RO
Ademi – PE
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon – Norte
Sinduscon-SP
ASSECOB
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
ADIT Brasil
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-DF
Sinduscon-PE
Ademi – AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea