Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/09/2013

Governo estuda ampliar lista de bens do Minha Casa

"Cbic"
24/09/2013

Valor Econômico

Governo estuda ampliar lista de bens do Minha Casa

Por Edna Simão e Eduardo Campos | De São Paulo

 Até o fim desta semana a presidente Dilma Rousseff deve ter em mãos uma proposta mais clara e tomar uma decisão sobre os pedidos de modificação no programa Minha Casa Melhor, que dá crédito subsidiado aos mutuários do Minha Casa Minha Vida para compra de móveis e eletrodomésticos.

O que está em estudo é a inclusão de móveis de cozinha, micro-ondas, tablets e smartphones na lista de produtos que podem ser comprados com juro de 5% ao ano e prazo de até 48 meses por meio de um cartão fornecido pela Caixa Econômica Federal. Há, também, uma demanda do setor de móveis para que haja um realinhamento nos preços máximos dos produtos que fazem parte do programa.

Quem está responsável por formular as mudanças no projeto e apresentar para a presidente é a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Uma reunião para tratar do tema foi realizada no começo desta semana e envolveu, além da presidência e da Fazenda, a Casa Civil. Em discurso em Campinas no fim de agosto, Dilma já tinha acenado a possibilidade de incluir armário de cozinha e micro-ondas no programa.

A lista atual é composta por guarda-roupa, cama de casal (com ou sem colchão), cama de solteiro (com ou sem colchão), mesa com cadeiras, sofá, refrigerador, fogão, lavadora de roupas automática, TV digital e note- book com acesso à internet.

Recentemente surgiram denúncias de que algumas lojas estavam vendendo produtos fora da lista ou com valores acima do permitido pelo programa federal. Por meio de nota, no dia 9 de setembro, a Caixa disse que monitora as transações, toma ações preventivas e que os casos identificados "percentualmente, são irrisórios em relação ao total de contratações". O banco também informou que lojas já foram descredenciadas por operarem fora do padrão.

O programa foi lançado em junho e, até o começo do mês, cerca de R$ 600 milhões haviam sido contratados por meio de 234 mil cartões.

 



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SP
Ademi – PR
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-MG
SECOVI-SP
Sinduscon-Caxias
Sinduscon – Norte
ADEMI – BA
Sinduscon-TAP
Sindicopes
Sinduscon – Vale do Piranga
ADEMI-AM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea