
AGÊNCIA CBIC
Governo brasileiro apresenta desafios do país para cumprir metas de saneamento da ONU
O governo brasileiro apresentou esta semana aos participantes da 2ª Conferência Latinoamericana de Saneamento (Latinosan), em Foz do Iguaçu, os desafios do país para cumprir as metas de saneamento do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), da Organização Nacional das Nações Unidas (ONU), para 2015.
Pelo compromisso do ODM, reafirmados pela Declaração de Cali, durante a 1ª Conferência Latinoamericana de Saneamento, realizada há dois anos na Colômbia, cada país deve reduzir em 50% o déficit da área na coleta de esgoto até 2015.
Os principais desafios são a falta de implementação de políticas e estratégias setoriais, a carência de fundos e fontes de financiamento e um marco regulatório para o setor.
Dentre os principais desafios apontados pelo governo brasileiro em Foz do Iguaçu estão: redução do déficit de rede de esgotamento sanitário urbano de 66 milhões de pessoas e ampliação do tratamento; melhoria do abastecimento de água no meio urbano; estruturação da gestão, e revitalização das companhias de saneamento com foco na redução das perdas físicas e financeiras, bem como o fortalecimento dos serviços de drenagem e resíduos sólidos.