Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/01/2024

Governo apresenta temas prioritários de acesso à água e saneamento ao G20

Foto: Audiovisual G20 Brasil

O Ministério das Cidades estreou sua participação no G20, no dia 24/01, com pautas prioritárias de acesso a água e saneamento ambiental. O chefe da Assessoria Internacional, embaixador Antônio Francisco da Costa e Silva Neto e equipe técnica da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental participaram do Grupo de Trabalho (GT) sobre Desenvolvimento, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Durante a reunião, o ministério apresentou os temas prioritários para população relativos ao acesso à água potável e ao saneamento, definidos pelo governo brasileiro para o GT.

A equipe teve a oportunidade de ouvir as contribuições preliminares dos membros e convidados para previsão de futuras entregas, como: a meta de universalização dos serviços de água e saneamento no Brasil até 2033 e na área internacional, o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 que irá garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento no mundo.

As próximas reuniões serão realizadas nos dias 18 e 19 de março, em Brasília; de 27 a 29 de maio, em Salvador (BA), e de 21 a 23 de julho no Rio de Janeiro (RJ). As prioridades de entregas ligadas aos temas: combate às desigualdades, acesso a água e serviços de saneamento e cooperação trilateral entre os países do G20 e nações em desenvolvimento interessadas.

GT de desenvolvimento

O Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20 foi criado em 2010 na Coreia do Sul com dois objetivos: estabelecer uma agenda de desenvolvimento e redução da pobreza no G20, em coordenação com os demais grupos de trabalho; e engajar países em desenvolvimento não membros do G20, especialmente os menos desenvolvidos.

Em 2016, após a criação da Agenda de Ação de Adis Abeba e dos ODS, os membros do G20 adotaram, em Hangzhou, o “Plano de Ação para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”.

(Com informações do Ministério das Cidades)

COMPARTILHE!

Julho/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-TAP
APEMEC
Sicepot-PR
Sicepot-RS
Sinduscon-JP
Sinduscon-SF
Ademi – PE
Sinduscon-PE
ADEMI – BA
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-MA
ASEOPP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea