AGÊNCIA CBIC
Frente Parlamentar defende uso da tecnologia BIM em obras públicas
Com o objetivo de fomentar o uso do BIM em obras públicas, foi criada a Frente Parlamentar em Defesa da Utilização por Órgãos Governamentais da Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção – BIM. A comissão é presidida pelo deputado Júlio Lopes, que conversou com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), durante o 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), sobre o trabalho da Frente.
“A nossa obrigação é transversalizar a digitalização em todas as áreas de atuação do governo. E o BIM é uma coisa que transformou e cada vez mais vai mudar a construção civil e a engenharia pesada do Brasil. Trazendo os tempos da construção lá atrás para um tempo de projeto, planejamento, que é sempre muito menor e mais eficiente”, destacou o deputado.
O BIM é uma metodologia de trabalho que integra diversas informações relacionadas ao processo construtivo em um modelo virtual tridimensional, permitindo maior eficiência na gestão de projetos, redução de erros e melhor controle de custos. Além disso, essa tecnologia proporciona a visualização antecipada do resultado final da obra, permitindo correções e ajustes antes mesmo do início da construção.
“É muito importante que a gente se conscientize sobre isso. Quanto mais tempo a gente gasta para planejar e projetar, melhor a gente executa e menos tempo e recurso a gente gasta”, afirmou Julio Lopes.
Clique aqui e confira o vídeo do debate na íntegra!
O 96º Enic é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), conta com a parceria da FEICON; o apoio do Sesi e do Senai; e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sebrae, Mútua, Zigurat, Totvs, Mais Controle, CV, Sienge, Orçafascio, Kone, PhD Engenharia, Alto QI, Acate, Brain e Ingevity.