Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/06/2010

FIIC divulga conclusões do XXVII Congresso Interamericano da Indústria da Construção

A Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) divulgou em seu site o resumo das conclusões finais do XXVII congresso da organização realizado em Santiago do Chile, em maio deste ano. O tema central do encontro, que contou com a participação de representações de 18 países latino-americanos foi a Inovação. Uma das conclusões do Congresso foi que a inovação, associada com a capacidade de empreender, é um dos principais fatores que impulsiona o crescimento econômico e o desenvolvimento dos países. Os debates estiveram focados em três grandes áreas: Inovação e Desastres Naturais, Inovação Competitiva e Inovação Financeira.

Quanto ao primeiro aspecto, analisando o papel da empresa e dos empresários da construção diante do desafio dos desastres naturais, o Congresso concluiu que muitas cidades de países em desenvolvimento apresentam uma proliferação de construções informais, situadas em zonas propensas a ameaças de desastres. Isso, aliado à vulnerabilidade das moradias feitas em regime de autoconstrução e ausência de infraestrutura necessária para reduzir ameaças, configura alto risco. Neste sentido, deve-se evitar as construções nestes terrenos e dispor de regras que regulamentem a localização e construção adequada. Além disso, recomenda-se sempre que os empresários atuem – em situações de desastres – com ações de solidariedade para com a sociedade em geral e para com seus clientes em particular.

No caso da Inovação Competitiva, analisando os novos desafios para o empreendimento, produtividade e conectividade das empresas, o Congresso concluiu que a economia e mercados globais evoluem de maneira vertiginosa e os países que não estiverem preparados e que não melhorarem (inovarem) seu processo de gestão aumentarão cada vez mais a distância para os países mais desenvolvidos. Há avanços em inovação na América Latina e significativas conquistas na Europa. Com o objetivo de impulsionar a cooperação e a transferência tecnológica entre as organizações dos diferentes países do continente, o Congresso estabeleceu a Rede Interamericana de Centros de Inovação na Construção.

E, por último, quanto à Inovação Financeira, o Congresso avaliou com detalhe os casos exitosos de construtoras que se financiam colocando suas ações nas Bolsas de Valores, emitindo Bonos no mercado internacional, etc. Essas experiências se mostram totalmente factíveis – ainda que se seja necessário inovar na estrutura, mentalidade interna e profissionalização das empresas para chegar a este nível. Mais informações no site www.fiic.la
 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SP
APEOP-PR
Sinduscon-SE
APEMEC
SECONCI BRASIL
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-AL
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-PA
AELO
Sinduscon-MG
ADIT Brasil
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea