Logo da CBIC

Agência CBIC

15/02/2019

Falta de saneamento básico prejudica uso das águas subterrâneas no País

No Brasil ainda há cerca de 35 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada, mais de 100 milhões sem coleta de esgoto e apenas 44,9% dos esgotos são tratados. Além disso, 38% da água potável é perdida nos sistemas de distribuição, segundo dados de 2016 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Somado a esses dados, ainda há a questão da falta de segurança hídrica nos aquíferos, onde está cerca de 97% da água potável do planeta.

Estudo do Instituto Trata Brasil, em parceria com o Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas da USP

O estudo “A Revolução das águas subterrâneas no Brasil: Importância do recurso e os riscos pela falta de saneamento básico”, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com o Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas da Universidade de São Paulo (CEPAS|USP), além de mostrar o grande potencial dessas águas, destaca os riscos ao recurso hídrico pelo déficit sanitário ainda preocupante em razão das sucessivas crises hídricas ocorridas no País.

Publicidade

“O potencial de uso dessas águas é muito grande, mas antes de perfurar um poço deve-se verificar as obrigações legais com o órgão responsável no Estado. É importante contratar estudo técnico para avaliar o custo, a viabilidade do poço, a qualidade da água, as questões geológicas e jurídicas. O desrespeito às exigências legais pode gerar a responsabilidade do usuário, implicando em multas ou até no fechamento do poço”, destaca o professor doutor Ricardo Hirata, um dos autores do estudo.

COMPARTILHE!

Agenda da Construção

Julho, 2019

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Nenhum evento hoje

Eventos

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon PR – Noroete
Sicepot-RS
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-AC
Sinduscon-BC
APEOP-SP
Ademi – AL
Ademi – GO
AELO
Sinduscon-RS
Sinduscon Anápolis
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X