Logo da CBIC

Agência CBIC

15/02/2019

Falta de saneamento básico prejudica uso das águas subterrâneas no País

No Brasil ainda há cerca de 35 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada, mais de 100 milhões sem coleta de esgoto e apenas 44,9% dos esgotos são tratados. Além disso, 38% da água potável é perdida nos sistemas de distribuição, segundo dados de 2016 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Somado a esses dados, ainda há a questão da falta de segurança hídrica nos aquíferos, onde está cerca de 97% da água potável do planeta.

Estudo do Instituto Trata Brasil, em parceria com o Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas da USP

O estudo “A Revolução das águas subterrâneas no Brasil: Importância do recurso e os riscos pela falta de saneamento básico”, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com o Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas da Universidade de São Paulo (CEPAS|USP), além de mostrar o grande potencial dessas águas, destaca os riscos ao recurso hídrico pelo déficit sanitário ainda preocupante em razão das sucessivas crises hídricas ocorridas no País.

“O potencial de uso dessas águas é muito grande, mas antes de perfurar um poço deve-se verificar as obrigações legais com o órgão responsável no Estado. É importante contratar estudo técnico para avaliar o custo, a viabilidade do poço, a qualidade da água, as questões geológicas e jurídicas. O desrespeito às exigências legais pode gerar a responsabilidade do usuário, implicando em multas ou até no fechamento do poço”, destaca o professor doutor Ricardo Hirata, um dos autores do estudo.

COMPARTILHE!

Agenda de Eventos e Transmissões

Abril/2021

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Nenhum evento

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscon-MS
Sinduscon-RS
Sinduscon-TAP
Sinduscon-TO
Ademi – AL
Sinduscon – Lagos
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-SF
FENAPC
Sinduscon-Teresina
SINDUSCON SUL CATARINENSE
ASSECOB
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X