Logo da CBIC

Agência CBIC

26/09/2022

Expectativas para inflação em 2022 continuam reduzindo

Pela 13ª semana consecutiva, o Boletim Focus do Banco Central reduziu as estimativas para a inflação em 2022. Levantamento do dia 23/09 aponta que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrará o ano em 5,88%. No início de junho, a alta estimada era de 8,89%.

Por outro lado, a perspectiva para o desempenho da economia ficou mais positiva, com previsão de alta de 2,67% para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2022.  “É a 13ª semana consecutiva que o mercado melhora essa projeção”, menciona a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

“Esse resultado evidencia em parte a resiliência da economia brasileira, que surpreendeu no 1º semestre de 2022, e acontece diante das incertezas com o cenário econômico global. As perspectivas de altas dos juros em importantes economias têm gerado preocupação com a possibilidade de um desempenho global mais modesto”, salienta a economista.

Continuaram inalteradas as expectativas para o câmbio (R$ 5,20) e para a taxa Selic (13.75%). Na reunião do último dia 21/09, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a Selic inalterada em 13,75%. Já o Federal Reserve, banco central americano, anunciou, no mesmo dia, aumento dos juros em 0,75 ponto percentual para o intervalo entre 3,0% e 3,25% ao ano. Foi a terceira elevação consecutiva dos juros americanos.

Para 2023 a pesquisa Focus também revela projeção melhor para o resultado da inflação (5,0%). Para os juros a expectativa é que encerre o ano em 11,25%.

Acesse a íntegra de análise da economista Ieda Vasconcelos sobre o assunto.

A matéria tem interface com o projeto “Banco de Dados da Construção – BDC”, em correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
SECONCI BRASIL
Sinduscon-GO
SECOVI- PB
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-PE
Sinduscon-RR
SINDUSCON – SUL
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscom-SL
APEOP-SP
Sinduscon-TAP
Sicepot-PR
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC