Logo da CBIC

Agência CBIC

13/07/2012

Especial Construção – Engenharia em revisão

A CBIC, a Aneor e o jornal Valor Econômico promoveram no último dia 10 de julho, em Brasília, o seminário “Os Novos Paradigmas da Engenharia Brasileira”.

Na edição de hoje, o jornal traz o suplemento Especial Construção – Engenharia em revisão.

Matéria de capa destaca a preocupação crescente do setor da construção com a sustentabilidade, bem como a necessidade de se criar um novo modelo que contorne os gargalos de infraestrutura, que geram um prejuízo anual superior a US$ 80 bilhões ao país.

Para erradicar o déficit habitacional e universalizar os serviços de água e esgoto em um sistema em que 105 milhões de brasileiros não têm coleta de esgoto e 35 milhões não recebem água tratada, será preciso investir crescentemente em inovação, tecnologia, gestão e maior eficiência.

Para isso, é necessário reduzir amarras tributárias e burocráticas e mudar a forma como os projetos de construção são licitados – buscando premiar não os de menor preço, mas os que contemplam melhores práticas.

"Só com investimento em inovação seremos capazes de produzir com velocidade, baixo custo e qualidade as 5,5 milhões de moradias necessárias para erradicar o déficit habitacional.

O mesmo vale para outras demandas urgentes, nas áreas de mobilidade urbana, energia, transportes, disse o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão.

"Se as melhores soluções não forem incentivadas, não alcançaremos o mesmo nível de evolução de outros países, porque iremos continuar construindo empreendimentos como sempre fizemos sem incorporar novas tecnologias e podendo gerar prejuízos ao Estado no médio e longo prazos", frisou Simão.

Parte do problema está na estrutura burocrática que atinge obras públicas e cria um cipoal de normas que torna os departamentos jurídicos das empresas tenham importância igual ou superior às áreas de engenharia e elaboração de projetos.

Clique aqui para acessar a íntegra da matéria.

Agenda de Eventos e Transmissões

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscom-SL
Sinduscon Anápolis
Sinduscom-NH
Sinduscon-RIO
Sinduscon-MT
Sinduscon-TO
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-RR
Sinduscon-JF
ANEOR
ASEOPP
Sinduscon-MG
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC