Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/02/2015

Governos da região Sudeste estudam projetos para dessanilizar água do mar

Os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro estão estudando projetos de construção de usinas dessalinizadoras de água como alternativa contra a escassez hídrica na região Sudeste do País.
 
Para São Paulo, os consórcios devem apresentar nas próximas semanas os estudos para as obras de dessalinização, que serão analisadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em parceria com o governo estadual, e executadas por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A estimativa, de acordo com o governador Geraldo Alckmin, é de que os gastos sejam de cerca de R$ 1,5 bilhão, em razão das dificuldades causadas pela altitude da região metropolitana em relação ao nível do mar, ao preço em crescimento da energia elétrica e às soluções de logística.
 
Já o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, encomendou um projeto para construção de uma usina na zona Oeste da cidade, que deve atender a um milhão de pessoas. A intenção é instalar a usina próxima aos pólos industriais do município de Itaguaí e do bairro de Santa Cruz e estabelecer uma PPP para a operação. Além da usina que converteria a água da Baía de Sepetiba em água potável, o governo do Rio de Janeiro também avalia a instalação de uma unidade na Baía de Guanabara ou no município de São Gonçalo. As propostas dependem do custo estimado para os projetos. Os estudos deverão ser apresentados em março. (com informações do Portal Piniweb)

COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PA
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-RN
Sinduscon-AP
Sinduscon-GO
Sinduscon-TAP
Sinicon
FENAPC
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon – Grande Florianópolis
Ademi – SE
ADEMI-AM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.