Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/02/2020

Brasil conclui participação em pesquisa sobre o BIM na América Latina

Após três meses, terminou na quarta-feira (12/2) a fase de coleta de informações da Visão BIM 20/20 LATAM – O impacto de BIM na América Latina, primeira pesquisa da região sobre o nível de maturidade BIM (Building Information Modeling, em português, Modelagem da Informação da Construção). Ao todo, participaram 18 países, com um total de 879 respostas, sob a liderança da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Dionyzio Klavdianos. Foto: Nina Quintana

O levantamento no Brasil foi coordenado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional). “Cem profissionais e empresas nacionais convidados responderam à pesquisa. Agradecemos imensamente a participação de todos”, frisou o vice-presidente de Inovação da CBIC, Dionyzio Antonio Martins Klavdianos.

A análise formal está focada em três grandes segmentos do setor da construção de cada país: Incorporadoras; construtoras e projetistas (arquitetos, engenheiros e consultores). Eles receberam link exclusivo para inscrição e resposta aos questionários, que foram elaborados pela consultoria a Dodge Data & Analytics – consultora especialista na pesquisa para o setor da construção civil a nível global.

 

Melhor conhecimento e a aplicação sobre a gestão

Com apoio da CBIC, o levantamento atingiu, no Brasil, 100% da meta de participação estabelecida. Arte: Visión 20/20 Latam – El impacto de BIM en Latinoamérica

 

Os dados da pesquisa poderão possibilitar a inserção do Brasil e da América Latina nas redes de produção e de circulação de conhecimento estatístico e de aplicação sobre a gestão BIM como mais um processo de inovação na indústria da construção.

“Uma inovação radical como o BIM deve contar com um mapeamento a altura do alto grau de precisão e apuro que se almeja de sua prática”, afirmou Klavdianos, que também preside a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC.

A difusão do BIM na construção civil tem interface com o projeto Tecnologia e Inovação na Indústria, desenvolvido pela CBIC, em correalização com o Senai Nacional.

Relatório global com a pesquisa pode divulgar seu case

A pesquisa abrange 1180 empresas de toda a América Latina e terá seus resultados apresentados em um relatório chamado Smart Market Report (SMR), semelhante aos já preparados pela consultora em outras regiões do mundo, tais como a Europa, a América do Norte, a China, a Nova Zelândia, dentre outras.

Com o relatório sobre o estado real do BIM em todos os 18 países latino-americanos membros da FIIC, a região será colocada em um nível de igualdade em relação àquelas que já contam com trabalhos semelhantes, marcando importante presença no debate sobre BIM no mundo.

Além da pesquisa, denominada Visão BIM 20/20 LATAM – O impacto de BIM na América Latina, SMR dedicará um espaço para apresentar estudos de caso de entidades públicas e de empresas privadas que desejem divulgar, em nível global, projetos bem-sucedidos de implementação BIM.

Juntamente com a análise dos dados quantitativos da pesquisa, o relatório inclui uma série de estudos de caso que permitem dar maior visibilidade aos processos de implementação desenvolvidos pelas empresas da região.

Esses estudos possibilitam às empresas contar sua experiência em primeira pessoa pudendo mostrar aquilo que as torna únicas. Dessa forma, as histórias de sucesso ganham difusão mundial, beneficiando-se da divulgação feita pela Dodge, juntamente com as câmaras e grupos BIM dos vários países da região, e ficando disponível no site da Dodge que tem cerca de 1 milhão de downloads anuais.

Os profissionais da Dodge escreverão a história de sucesso com base em um questionário qualitativo, onde serão refletidas as principais características do projeto e da implementação do BIM: os desafios enfrentados, as estratégias seguidas para superá-los, os resultados obtidos, dentre outras.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Aconvap
SECOVI-PR
Sinduscon – Vale
ADEMI – BA
Sinduscon – Vale do Piranga
ADIT Brasil
Ademi – PE
Sinduscon-MG
Sinduscon – CO
Sinduscon-PLA
Ascomig
Sinduscon-AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea