Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/11/2019

Pesquisa analisará avanço do BIM em 18 países da América Latina

Começa nesta terça-feira (12), em 18 países a primeira pesquisa latino-americana acerca do nível de maturidade BIM – Building Information Modeling, em português, Modelagem da Informação da Construção. Sob a liderança da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o levantamento contará, no Brasil, com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Os dados da pesquisa poderão possibilitar a inserção do Brasil e da América Latina nas redes de produção e de circulação de conhecimento estatístico e de aplicação sobre a gestão BIM como mais um processo de inovação na indústria da construção.

A análise formal será focada em três grandes segmentos do setor da construção de cada país:

  • Incorporadoras
  • Construtoras
  • Projetistas: Arquitetos, Engenheiros e Consultores

“Uma inovação radical como o BIM deve contar com um mapeamento a altura do alto grau de precisão e apuro que se almeja de sua prática”, afirma o vice-presidente da Inovação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Dionyzio Antonio Martins Klavdianos.

O tema tem interface com o projeto Tecnologia e Inovação na Indústria, desenvolvido pela CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Pesquisa tem inscrições limitadas. Não perca o prazo!

Empresas e profissionais brasileiros interessados devem enviar mensagem para o e-mail [email protected], da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, com o título: pesquisa BIM. A quantidade de inscrições é limitada.

Em resposta aos interessados, será enviado link exclusivo para inscrição e resposta aos questionários, que são elaborados pela consultoria a Dodge Data & Analytics – consultora especialista na pesquisa para o setor da construção civil a nível global.

A pesquisa abrangerá 1180 empresas de toda a América Latina e terá seus resultados apresentados em um relatório chamado Smart Market Report (SMR), semelhante aos já preparados pela consultora em outras regiões do mundo, tais como a Europa, a América do Norte, a China, a Nova Zelândia, dentre outras.

Relatório global com a pesquisa pode divulgar seu case

Além da pesquisa, denominada Visão BIM 20/20 LATAM – O impacto de BIM na América Latina, o SMR dedicará um espaço para apresentar estudos de caso de entidades públicas e de empresas privadas que desejem divulgar, a nível global, projetos bem-sucedidos de implementação BIM.

Juntamente com a análise dos dados quantitativos da pesquisa, o relatório inlui uma série de estudos de caso que permitem dar maior visibilidade aos processos de implementação desenvolvidos pelas empresas da região.

Esses estudos possibilitam às empresas contar sua experiência em primeira pessoa pudendo mostrar aquilo que as torna únicas. Dessa forma, as histórias de sucesso ganham difusão mundial, beneficiando-se da divulgação feita pela Dodge, juntamente com as câmaras e grupos BIM dos vários países da região, e ficando disponível no site da Dodge que tem cerca de 1 milhão de downloads anuais.

Os profissionais da Dodge escreverão a história de sucesso com base em um questionário qualitativo, onde serão refletidas as principais características do projeto e da implementação do BIM: os desafios enfrentados, as estratégias seguidas para superá-los, os resultados obtidos, dentre outras.

Por que fazer parte?

  • Seja protagonista na primeira pesquisa BIM LATAM Visão BIM 20/20 LATAM – O impacto de BIM na América Latina
  • Divulgue sua experiência em uma plataforma com mais de 1 milhão de downloads anuais
  • Seu projeto poderá ser escolhido para a capa da publicação Smart Market Report em nível global

Com o relatório sobre o estado real do BIM em todos os 18 países latino-americanos membros da FIIC, a região será colocada em um nível de igualdade em relação àquelas que já contam com trabalhos semelhantes, marcando importante presença no debate sobre BIM no mundo.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-ES
Sinduscon – Vale
SECOVI-GO
ANEOR
ADEMI – BA
SECOVI-PR
Sinduscon-SM
SECOVI-SP
SECONCI BRASIL
Sinduscon-MA
Sinduscon-Joinville
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea