Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/07/2016

BIM É A INOVAÇÃO APLICADA À CONSTRUÇÃO CIVIL

Plataforma tem provocado uma revolução no setor por reduzir custos, aumentar a eficiência e aperfeiçoar o gerenciamento de todas as etapas da construção

Plataforma inovadora da tecnologia da informação aplicada à construção civil, o Building Information Modeling (BIM) vem se consolidando como uma revolução por oferecer novas funcionalidades na execução das obras e por romper com paradigmas de produtividade nessa atividade econômica. “Pense na possibilidade de atrelar no projeto cronogramas, orçamentos e valores. É isso que a tecnologia oferece como potencial”, explica o consultor da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Wilton Catelani, que tem contribuído no esforço feito pela entidade para disseminar essa ferramenta e tornar possível que o maior número de empresas possível dela façam uso.

O BIM é um conjunto de tecnologias, informações e processos combinado em plataformas digitais para auxiliar a projeção e o gerenciamento de uma edificação em todas as suas etapas. Essa tecnologia pode ser aplicada a todo o ciclo de um empreendimento ou em apenas uma das fases: na concepção e conceituação do projeto; desenvolvimento e construção; após a obra pronta, entregue e ocupada para utilização; na gestão do empreendimento; ou, ainda, na manutenção, trazendo mais facilidade e tranquilidade aos proprietários.

Por utilizar métodos de monitoramento e mensuração mais eficazes, o BIM reduz o custo das construções. O uso dessa tecnologia permite calcular com maior eficiência o que será gasto, reduzindo desperdícios, e também permite que haja maior controle sobre as etapas da construção, o que se traduz em aumento de produtividade e diminuição do tempo de entrega da obra.

REDUÇÃO DE CUSTOS   

“Antes do BIM, os orçamentos estouravam em média 10%. Com a ferramenta, isso se inverteu e tem havido um decréscimo. Isso porque ele permite planejar com precisão, alocar recursos, evitar desperdícios e retrabalho. E ainda o cliente consegue enxergar aquilo que você entrega”, enumera Paulo Sanchez, líder do projeto “Disseminação do BIM” da CBIC e empresário do setor. Em sua empresa, a Sinco Engenharia, o uso dessa tecnologia reduziu os custos em cerca de 4% desde 2011, quando a ferramenta passou a ser utilizada.
O BIM já é bastante empregado no mundo, mesmo em países da América Latina. No Chile, a presidente Michelle Bachelet anunciou, em dezembro passado, que o país usará oficialmente o modelo. Ela ressaltou que buscam uma produtividade “inteligente, equitativa e sustentável”. Diante da redução de custos e da eficácia nas construções, o BIM se tornou uma exigência nos processos licitatórios realizados nos Estados Unidos, Inglaterra e Cingapura.
Diante das vantagens da adoção desse método, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC e o SENAI Nacional têm aliado esforços para divulgar esse conceito por meio do projeto “Disseminação do BIM”. A iniciativa, em prática desde 2015, tem buscado elaborar estudos, orientar empresas e promover capacitação profissional para que o BIM se torne conhecido e incluído nos projetos nacionais. Um dos primeiros resultados foi a cartilha “10 motivos para evoluir com o BIM”. A publicação foi lançada na feira Feicon Batimat, em abril em São Paulo. Elaborada pelo consultor da CBIC Wilton Catelani, a cartilha traz conteúdo focado nos benefícios imediatos da tecnologia e apresenta as vantagens de poder visualizar diferentes níveis de uma construção. O presidente da COMAT, Dionyzio Klavdianos, aponta que “a divulgação da cartilha demonstra nossa preocupação em disseminar a importância do BIM, que ainda carece de fonte de pesquisa em língua portuguesa. Com esse lançamento, estamos ajudando a preencher essa lacuna”. Este foi o início de uma série de materiais que a CBIC prepara sobre o tema.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO
Durante o 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), realizado em maio em Foz do Iguaçu, foi lançado o primeiro dos cinco volumes que compõem a coletânea “Implantação BIM para Construtoras e Incorporadoras”. Ele esclarece os  fundamentos do BIM, como conceitos, benefícios, modelos, ciclo de vida dos empreendimentos e usos mais comuns. Os próximos quatro volumes, que estão sendo lançados agora, trazem instruções práticas sobre como implementar e aplicar a metodologia BIM: projeto de implantação (obstáculos, planejamento, capacitação, estrutura necessária), colaboração e integração (diretrizes, codificação, formatos), fluxos de trabalho e formas de contratação (controle de qualidade, avaliação). A coletânea também foi elaborada por Catelani e tem correalização do SENAI Nacional. Todos estão convidados para o lançamento oficial da Coletânea BIM no dia 4 de agosto, em Brasília, na sede da CBIC.  Clique aqui para baixar a coletânea.
CONCEITOS DE BIM:
• Building Information Modeling (BIM) é um conjunto de políticas, processos e tecnologias que combinados geram uma metodologia para gerenciar o processo de projetar uma edificação ou instalação e ensaiar seu desempenho, gerenciar as suas informações e dados, utilizando plataformas digitais (baseadas em objetos virtuais), através de todo seu ciclo de vida.
• BIM é um processo progressivo que possibilita a modelagem, o armazenamento, a troca, a consolidação e o fácil acesso aos vários grupos de informações sobre uma edificação ou instalação que se deseja construir, usar e manter. Uma única plataforma de informações que pode atender todo o ciclo de vida de um objeto construído.
• BIM é uma nova plataforma da tecnologia da informação aplicada à construção civil e materializada em novas ferramentas (softwares), que oferecem novas funcionalidades e que, a partir da modelagem dos dados do projeto e da especificação de uma edificação ou instalação, possibilitam que os processos atuais, baseados apenas em documentos, sejam realizados de outras maneiras (baseados em modelos) muito mais eficazes.
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduson – GV
ADIT Brasil
SECOVI-GO
Sicepot-PR
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-RR
ADEMI – BA
AELO
Ademi – MA
SECOVI-SP
Sinduscon-AC
Sinduscon-Costa de Esmeralda
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea