Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/10/2021

Enic: conectividade e produtividade na construção são temas de oficina

O quarto dia do 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) trouxe um debate sobre “Conectividade e Produtividade na Construção”, com o diretor da SoftwareONE Brasil, Arthur Patrício. Durante a apresentação, o especialista destacou exemplos ideais para manter os processos das obras mais produtivos e conectados. Segundo ele, conectividade é sinônimo de produtividade e de tecnologia..

Patrício afirmou que informações desconectadas impactam a produtividade. “96% de toda informação capturada não é utilizada posteriormente. 90% dos dados gerados não estão estruturados. 13% das horas trabalhadas na construção são gastas buscando informações de projeto”, explicou.

De acordo com o diretor, os principais benefícios de conectar informações são: simplificar tarefas, aumentar a colaboração entre equipes, entender a relação entre os dados, prever desvios, evitar erros de unificação de dados, reduzir atividades repetitivas e maior segurança na tomada de decisão.

Patrício apresentou uma série de dicas para facilitar a gestão e aumentar a produtividade da empresa. No âmbito da colaboração em projetos, o ideal, segundo ele, seria ter disciplinas integradas com livre acesso para todos os envolvidos. No levantamento de quantidades, o objetivo seria ter um processo automatizado em uma interface padronizada. Já na geração de estimativas, catálogos conectados com quantidades, recursos e prazos. Para planejamento, um único cronograma compartilhado com diferentes acessos. Para otimizar o fluxo de caixa, simular diversos cenários baseado em informações conectadas. Para equalizar cotações, ter um portal web formatado de acordo com seus requisitos para comparação em tempo real. Para gestão de equipes, reuniões de acompanhamento sem papel, com tarefas no celular. Para realizar medições, avaliação visual do previsto x realizado para aprovação. Para gestão de mudanças, distribuir ordens de serviço em tempo real a todos os envolvidos. E, por fim, para obter indicadores de performance, acompanhar indicadores conectados por meio de uma única plataforma.

O diretor da SoftwareONE Brasil ainda falou sobre a Modelagem da Informação da Construção, o BIM. Segundo ele, é uma metodologia de trabalho que tem como objetivo conectar profissionais, processos e informações de todas as disciplinas envolvidas em um projeto de construção. Com manutenção, sustentabilidade, custos, prazos e projeto.

A SoftwareONE é a provedora global líder em plataforma, soluções e serviços, com 30 anos de experiência em software e tecnologia. A oferta inclui desde o licenciamento e a aquisição de software até o gerenciamento do ciclo de vida do software, incluindo todos os aspectos de consultoria orientada para nuvem, entrega e soluções gerenciadas. Com a experiência necessária para apoiar os clientes em seu caminho tecnológico no mundo digital de hoje. Saiba mais: https://www.softwareone.com/pt-br/ e https://www.mtwocloud.com/

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua e Predialize.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – CO
Sinduscon Chapecó
ASBRACO
SINDICIG
Sinduscom-VT
Sinduscon-SE
APEOP-SP
Ademi – PR
Sinduscon-AC
SECOVI-PR
Sinduscon-SM
Sinduscon-JF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea