Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/04/2021

Começa curso inédito no País, mediado por BIM e IA, para a construção civil

Teve início nesta terça-feira (06/04) a primeira turma, no Brasil, do curso inédito de Especialização de ‘Gestão de Edificações e Obras de Infraestrutura’, do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), mediado por Building Information Model (BIM) e Inteligência Artificial (IA).

A turma é formada por engenheiros de grandes empresas de projeto e de construção civil, da região Sudeste, e de docentes da escola de engenharia do Nordeste (UNIFSA).

Falar de Tecnologia BIM demanda, antes de mais nada, segundo o coordenador do curso, professor Aécio Lira, esclarecer o que seja “entrega de valor” nos projetos e obras de engenharia, no atual mundo 4.0 de Computação Intensiva de Dados, no qual BIM se caracteriza como parte da “base de dados” de uma determinada cadeia produtiva de negócios.

“Entregar valor na área das engenharias significa projetar, gerenciar e executar obras, com ganhos em produtividade, que “cresceu” somente 1% nos últimos 20 anos (fonte KPMG). A questão chave é que Tecnologia BIM não é FIM, em si, e sim MEIO, a fazer parte das skills necessárias para a formação no mundo 4.0, de computação intensiva de dados, com formação por competências, e BIM a ser devidamente integrado com Inteligência Artificial e Internet das Coisas, sem o que, isoladamente, não gera aumento de produtividade, com entrega de valor! ”, acrescenta Lira.

Curso inova na capacitação de engenheiros e de docentes

Para dar um salto na educação continuada na construção civil 4.0, o curso de especialização, objeto da parceria entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC & Coursera For E2D 500, com inscrições já abertas e início no próximo dia 29 de abril, inova na capacitação de engenheiros e de docentes das escolas de engenharia para atuarem no aumento da eficiência da Cadeia Produtiva da Construção Civil.

Com 480 horas de curso e 120 de projeto final, a formação sobre ‘Gestão de Edificações e Obras de Infraestrutura’ integra uma matriz curricular de nove disciplinas, Gestão de obras, BIM e Inteligência Artificial (Stanford University/ALICE Technologies), tendo como diferencial também inédito no Brasil a Plataforma Coursera For E2D 500 – CBIC, a única com rastreabilidade do aprendizado e aquisição de competências (skills).

A aula inaugural da 2ª Turma do curso EAD (Ensino à Distância) de Gestão de Edificações e Obras de Infraestrutura, também limitada a 50 alunos e nas mesmas condições anteriores, será no dia 29 de abril.  Garanta já a sua vaga!

Os interessados na degustação até o dia 23/04, objeto da 2ª Turma, devem manifestar interesse o mais breve possível. Inscreva-se e confira mais essa grande oportunidade.

Valorização da Engenharia Nacional

Sobre os desafios para a valorização da engenharia dentro do mundo de educação digital, o presidente do Instituto de Engenharia (IE), Eduardo Lafraia, aponta a atualização da capacitação profissional como um deles.
O executivo exemplifica o BIM como ferramenta de digitalização, que institui o ciclo de vida de um empreendimento, consolidando a cadeia da concepção de projeto até sua responsabilidade ambiental associada a vida útil de materiais.

“Cenário de uma gestão de impacto ESG na Engenharia que promove a aplicação da educação digital ao conhecimento de diversas tecnologias da engenharia em materiais, fabricação, montagem e gestão do ativo numa só plataforma, vitais para uma promissora gestão de sistemas”, diz.

A iniciativa do curso integra os projetos de ‘Inovação’ e de ‘Valorização da Engenharia’ da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da CBIC e atende às demandas do setor de avançar na capacitação e qualificação dos profissionais com ferramentas do mundo 4.0.

SAIBA MAIS
Degustação gratuita: CBIC apoia inédito curso online para engenheiros
Valorização da engenharia supera os desafios do ensino a distância
Engenheiros ganham nova degustação gratuita para inédito curso online

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon Sul – MT
APEOP-SP
Sinduscon-PLA
ADEMI – BA
Sinduscon-RN
Sicepot-RS
Sinduscon-BA
Sinduscon-MG
Sicepot-PR
Ademi – PR
Sinduscon-CE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea