Logo da CBIC

CBIC`s Agency

03/06/2020

Central de Monitoramento da CBIC contribui para controle da pandemia no setor

Diante dos impactos da pandemia do coronavírus (Covid-19) na construção civil e no mercado imobiliário, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) abriu um canal direto com as entidades associadas e com as empresas construtoras. O objetivo do espaço, atualizado diariamente, é conhecer os problemas locais e buscar soluções para atenuar os efeitos sociais e econômicos da crise no setor.

No ar desde o dia 18 de março, o canal é a comunicação direta com a CBIC para receber tanto perguntas quanto sugestões que balizam o trabalho do Comitê de Crise, formado pelo Núcleo Estratégico da entidade, nas ações junto ao governo e às entidades envolvidas, tanto de cunho federal quanto estadual e municipal.

Para o presidente da CBIC, Jose Carlos Martins, a ideia de reunir todas as demandas do setor no Comitê de Crise foi fundamental para dar o encaminhamento necessário que norteou as ações da entidade junto ao governo. “A questão agora é como a gente continua mantendo a nossa atividade sem prejudicar a saúde dos trabalhadores, e como ela será na sequência, em razão dos impactos do coronavírus na economia. O objetivo é que, com serenidade, ao final da crise o setor faça um Brasil melhor que pode ser o grande alicerce para a economia não afundar”, frisou.

Uma outra grande ação defendida pela CBIC foi o decreto presidencial classificando a construção civil como atividade essencial. Martins articulou uma série de ações prévias até a publicação do decreto no dia 7 de maio. A CBIC criou diretrizes para o setor, visando mitigar os riscos da pandemia do coronavírus nos canteiros de obras. “Nossas propostas foram pensadas para não usar um centavo a mais do recurso público, mas sim o que já tem disponível”, reforçou Martins.

Nesse sentido, a entidade apresentou ao governo federal uma pauta completa do setor com sugestões de medidas em várias frentes – crédito, atraso de pagamentos, contratações, impostos –, bem como ações com o Sebrae sobre linha de crédito e contratação de especialistas para apoiar a construção civil.

Confira as ações e canais de comunicação criados pela CBIC em função da Covid-19:

  • Campanha Vem Morar – realizada com apoio da Caixa, para estimular a compra de imóveis;
  • Documentos – disponibilizados no site com recomendações e protocolos para mitigar os riscos do coronavírus;
  • Ações da Construção na Pandemia – monitoramento das medidas adotadas:
  • ‘Como a CBIC pode te ajudar hoje?’, canal direto com a entidade;
  • Biblioteca Virtual, traz aditivos à Convenção Coletiva de Trabalho, assinados no país inteiro sobre a questão emergencial da Covid-19, discutidos pelos sindicatos dos trabalhadores e dos Sindicatos da Indústria da Construção (Sinduscons) associados à CBIC;
  • Perguntas Frequentes – reúne as respostas da CBIC embasadas em atos normativos editados pelo Poder Público durante o estado de calamidade pública;
  • Linha de crédito Caixa e Sebrae – para atender microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas.

COMPARTILHE!

Construction Agenda

july/2020

Filter Events

mon

tue

wed

thu

fri

sat

sun

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

No Events

Partners and Affiliations

Partners

 
SECOVI-SP
Sinduscon – Vale
SINDUSCON – SUL
Sicepot-PR
ADEMI – BA
Sinduscon-Oeste/PR
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Ademi – AL
Sinduscon-AC
Sinduscon-PB
Sinduscon-GO
ADEMI-AM
 

Click Here and check our partners

Affiliations

 
CICA
CNI
FIIC
 
X