Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/08/2012

Caminhos para a sustentabilidade

"Cbic"
06/08/2012 :: Edição 374

Jornal Zero Hora – 06/08/2012

caminhos para sustentabilidade

INDÚSTRIA SUSTENTÁVEL INDICADORES

Criados para permitir o aprimoramento da gestão e de processos, servem de instrumento de avaliação para as empresas e reforçam a tomada de consciência dos empresários e da sociedade. Entre os mais conhecidos no Brasil estão os Indicadores Ethos, criado pelo instituto que leva o mesmo nome para a disseminação da responsabilidade social empresarial.

NORMAS ISO

Conquistar certificados de padrão de qualidade e de adequação ambiental, como as normas ISO, é outro símbolo de avanço na responsabilidade social empresarial. Muito usada pela indústria, a ISO 14001 é uma norma técnica que engloba aspectos ambientais no processo produtivo.

RELATÓRIOS

Principal ferramenta de comunicação do desempenho social, ambiental e econômico das organizações, o relatório de sustentabilidade contribui para engajamento, reflexão sobre impactos, definição de indicadores e a comunicação. O modelo da Global Reporting Initiative (GRI) é um dos mais conhecidos.

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O Brasil aprovou em 2011, após duas décadas de discussões, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ela procura organizar a forma como o país trata o lixo, incentivando a reciclagem e a sustentabilidade. O plano exige responsabilidade compartilhada por parte de sociedade, governo e empresas.

BOLSA DE VALORES

Criado em 2005 pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), em parceria com entidades profissionais ligadas ao mercado de capitais, além da Fundação Getúlio Vargas, Instituto Ethos e Ministério do Meio Ambiente, o Índice de Sustentabilidade Empresarial oferece aos investidores uma opção de carteira composta por ações de empresas comprometidas com a sustentabilidade.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Assilcon
Sinduscon-GO
Ademi – GO
APEMEC
ADEMI – BA
Sinduscon-BNU
Sicepot-RS
Sinduscon-RIO
AELO
Sinduscon – CO
Sinduscon-CE
Sinduscon-RR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea