Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/11/2010

Empresas pedem adiamento do leilão do TAV

CBIC Clipping

19/11/2010 :: Edição 011

Jornal O Estado de S. Paulo/BR|  19/11/2010

Empresas pedem adiamento do leilão do TAV

Beth Moreira, Alexandre Rodrigues

 O presidente da Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop), Luciano Amadio, reuniu-se ontem com membros do governo federal ligados ao projeto Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará Rio, São Paulo e Campinas, para pedir oficialmente o adiamento do leilão de concessão, marcado para 16 de dezembro. Amadio representa um grupo de 20 empresas de engenharia e construção interessado no empreendimento e defende um adiamento de 120 dias.

 A entrega dos envelopes está marcada para o dia 29. Amadio procurou o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, que esteve ontem no Rio com técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério dos Transportes. O ministro Paulo Sérgio Passos também teria participado da reunião para discutir a possibilidade de adiamento, mas o BNDES não confirmou. O presidente do banco, Luciano Coutinho, estava viajando.

 "Se a data for mantida, certamente não teremos condições de apresentar uma proposta no dia 29", afirma o presidente da Apeop. Ele explica que o grupo ainda negocia uma parceria com fabricantes e fornecedores de maquinário para o projeto. A parceria com espanhóis, estudada inicialmente, está em aberto, mas Amadio acredita que dificilmente será fechada, já que o grupo participa de concessão semelhante na Arábia Saudita. "Se ganharem, ficarão comprometidos com o projeto durante os próximos dez anos", explica.

 As conversas do possível consórcio representado por Amadio seguem agora com outros dois grupos de fornecedores: um chinês e outro francês, que também está na disputa do TAV saudita. Os chineses têm dúvidas sobre as condições de financiamento e precisam de tempo para tomar decisões porque cada passo depende do governo local. "Sem contar a dificuldade de comunicação", ressalta.

 Olimpíada. Amadio admite, no entanto, que há uma preocupação no governo brasileiro em entregar a obra para a Olimpíada de 2016 e que o "start" para o projeto está no limite. "A questão do prazo é válida, mas também há uma preocupação do governo em estimular a entrada de mais de um grupo na disputa."

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-PR
Sicepot-RS
Sinduscon – Vale do Piranga
ASSECOB
SINDICIG
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-AM
Abrainc
ASEOPP
Sinduscon-ES
Sinduscon-RIO
Sinduscon-MG
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea