
AGÊNCIA CBIC
Empresários do Acre conhecem Agenda do CDES para o Novo Ciclo de Desenvolvimento do país
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República apresentou na última sexta-feira, em Rio Branco (AC), aos empresários do estado a Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento (ANC) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC).
Na ocasião, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, debateu os principais pontos da agenda com o objetivo de levantar aspectos regionais que possam ser incorporados ao debate.
O conselheiro do CDES e presidente da CBIC, Paulo Simão, também participou da discussão.
A Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento (ANC) foi apresentada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 17 de junho.
Após o período mais agudo da crise econômica internacional, os conselheiros concluíram que o Brasil está em um novo patamar de desenvolvimento. Os conselheiros apontam nove desafios para fazer avançar essa nova etapa de desenvolvimento do país.
São eles:
1) Os novos horizontes da educação;
2) Desafios do Estado democrático e indutor do desenvolvimento;
3) A transição para a economia do conhecimento;
4) Trabalho decente e inclusão produtiva;
5) Padrão de produção para o novo ciclo de desenvolvimento;
6) O potencial da agricultura;
7) O papel da infra-estrutura: transportes, energia, comunicação, água e saneamento;
8) A sustentabilidade ambiental;
9) Consolidação e ampliação das políticas sociais.
O Conselho considera que os Estados da Amazônia têm vantagens naturais para exercer um papel de liderança em direção à economia ambientalmente sustentável.
O Estado do Acre é fundamental neste esforço, que envolve novas formas de produção e inclusão produtiva, como o trabalho verde e o extrativismo sustentável.
Essa foi a quarta reunião ampliada com parceiros regionais.
A primeira ocorreu em Curitiba (PR), no dia 15 de julho; a segunda no Rio de Janeiro, no dia 22, e a terceira no dia 29, em Porto Alegre.