Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

03/12/2010

Eletrobrás lança etiqueta de eficiência

CBIC Clipping

03/12/2010 :: Edição 020

Jornal Brasil Econômico|   03/12/2010

Eletrobrás lança etiqueta de eficiência

Certificação busca reduzir consumo de energia na cadeia produtiva da construção civil no país. 

 As primeiras etiquetas de eficiência energética para projetos de habitação brasileiros foram entregues no dia 29, durante a cerimônia de lançamento da "Etiqueta Nacional de Conservação de Energia" para residências e edifícios multifamiliares, promovida pela Eletrobras e pelo Inmetro, em São Paulo. A exemplo da etiqueta para edifícios comerciais, de serviços e públicos e da etiqueta para os eletrodomésticos, a etiqueta para habitações também é concedida dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelas duas instituições.

 "A necessidade da redução do consumo de energia nas edificações é um aspecto presente tanto nos projetos de novos edifícios como também na discussão de políticas públicas", afirmou a gerente da Divisão de Eficiência Energética em Edificações da Eletrobras/Procel Edifica, Solange Nogueira. No Brasil, a energia elétrica dos edifícios corresponde a cerca de 45% do consumo, sendo que as residências são responsáveis por mais de 22% desse total.

 "Com o PBE estamos tratando de um assunto estratégico para o país ao mesmo tempo em que propomos uma mudança de cultura para o mercado imobiliário. Os brasileiros consideram diversos aspectos no momento de decidir pela compra de um imóvel, como localização, espaço, estética, infraestrutura etc. E, a partir de agora, terão a informação sobre desempenho da edificação quanto à eficiência energética influenciando também na sua decisão de compra. Justamente porque, ao contabilizar o investimento necessário, pesará o fato de as edificações eficientes gastarem menos energia e, em última análise, energia custa dinheiro", analisou o coordenador do Programa Brasileiro de Etiquetagem no Inmetro, Marcos Borges.

 A Casa Eficiente da Eletrobras Eletrosul, em Florianópolis, Santa Catarina, será uma das agraciadas. "A avaliação das edificações residenciais baseia-se, principalmente, em aspectos que apresentam consumo significativo de energia elétrica em uma residência, ou seja, o desempenho térmico da envoltória – as fachadas e coberturas -, com ênfase na iluminação e ventilação naturais, e na eficiência do sistema de aquecimento de água", explicou Solange Nogueira.

 O documento que baseia a etiquetagem – Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R) – foi desenvolvido pela Secretaria Técnica de Edificações, coordenada pelo Procel Edifica, da Eletrobras, e pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da UFSC, que conta ainda com a participação de especialistas de diversas universidades brasileiras e representantes de instituições do setor da construção civil.

 O evento, voltado para construtores, incorporadores, projetistas, pesquisadores, órgãos públicos e fabricantes, tem o apoio Sindicato da Construção Civil do Sindicato da Construção Civil (Sinduscom) de São Paulo, da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), do Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS) e do Sindicato da Habitação (Secovi).

 Eficiência  – Desde julho de 2009, quando foi lançada, já foram emitidas 14 etiquetas de eficiência para edifícios comerciais, de serviços e públicos. "A etiquetagem está se tornando cada vez mais conhecida na cadeia produtiva da construção civil, ainda que em estágio voluntário", avaliou Solange Nogueira. Na ocasião, uma agência da Caixa Econômica Federal (Caixa) em Curitiba e mais quatro projetos de prédios receberam a etiqueta com nível "A" de economia de energia, depois de avaliados em três níveis de eficiência: envoltória, sistema de iluminação e sistema de condicionamento de ar.

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 
"Cbic"
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – AL
Abrainc
Ademi – DF
Sindicopes
FENAPC
Sinduscon Sul – MT
Ademi – ES
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-SM
Ascomig
Sinduscom-VT
Sinduscon-Mossoró
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea