
AGÊNCIA CBIC
DNCS no Rio de Janeiro – Valorização da Educação é Celebrada
Tema do Dia Nacional da Construção Social recebe apoio total de entidades
O VII Dia Nacional da Construção Social (DNCS), coordenado pela CBIC e promovido pelo Seconci-Rio e pelo Sinduscon-Rio, no Rio de Janeiro, mereceu destaque ainda maior das entidades envolvidas pelo fato de ter como tema a Educação. Afinal, o sindicato, no Rio de Janeiro, é pioneiro na implantação de um programa de alfabetização, o “Alfabetizar é Construir”, que em 23 anos de atividades já atendeu a mais de 12 mil trabalhadores.
“Educação para a Vida: pequenos gestos para construir uma grande cidade”, tema do evento, foi celebrado por Roberto Kauffmann, presidente do Sinduscon-Rio. “A escolha da CBIC foi muito feliz, pois será mais uma oportunidade de conscientizarmos os empresários da responsabilidade que eles têm de investir em seus funcionários, dando a eles cada vez mais condições e qualificações para desempenharem melhor suas funções. Ganham os operários, ganham os empresários, ganha o setor e, por conseguinte, o país”, disse ele.
O evento, assim como no ano passado, teve como uma das atividades de destaque a formação de 23 novos mestres-de-obras. “A dedicação desses profissionais impressiona, pois deixam de lado momentos de lazer com os familiares em busca de uma ascensão profissional”, comentou o presidente do Seconci-Rio, João Manuel Martins Fernandes.
Célia Macieira coordena o “Alfabetizar é Construir”, do Sinduscon-Rio. Ela era uma das mais empolgadas com a escolha do tema e espera que sirva de incentivo para a ampliação dos cursos de alfabetização nos canteiros de obras. Ela lembrou o resultado apontado por um estudo da Fundação Getúlio Vargas, de redução do analfabetismo no setor e do crescimento do contingente de profissionais cada vez mais escolarizados. “O ensino, a escolaridade, é fundamental. É um trabalho que precisa ser diário, de investimento e de compreensão dos empresários de que essa atitude lhe trará benefícios. Tenho satisfação de fazer parte desse processo e considero uma vitória ver a CBIC escolher a educação e a qualificação como temas de um Dia Nacional. Afinal, se não houver alfabetização, nada é conquistado. É o primeiro passo desse grande processo”, completou a diretora de Relações Institucionais do Sinduscon-Rio.
O Dia Nacional da Construção Social está sendo comemorado na LESPAM (Liga de Esportes do Arsenal da Marinha), no Rio de Janeiro. A expectativa do Seconci-Rio e do Sinduscon-Rio é de receber 12 mil pessoas, entre trabalhadores e familiares. O VII DNCS mais uma vez será marcado pela realização do “Arraiá da Cidadania”, com dezenas de barracas com comidas típicas do Norte-Nordeste. Além disso, haverá uma apresentação do grupo “Fundo de Quintal”, a disputa da fase final do campeonato de futebol “Cidadão da Construção Bate um Bolão” e a oferta de serviços variados, em cada setor do evento – Cidadania, Saúde e Lazer. (Legenda – Roberto Kauffmann, presidente do Sinduscon-Rio, e Célia Macieira, coordenadora do programa "Alfabetizar é Construir" e diretora de Relações Institucionais do Sinduscon-Rio).