
AGÊNCIA CBIC
DNCS no Ceará – Recorde confirmado no Dia Nacional da Construção em Fortaleza
A sétima edição do Dia Nacional da Construção Social em Fortaleza superou as expectativas do Sinduscon-CE, contando com 5.170 trabalhadores e familiares presentes, com 87.462 atendimentos realizados nas áreas de saúde, lazer, cidadania e alimentação. Esta edição registrou o maior índice de participação da história do evento no Estado, com aumento superior a 100% nos atendimentos em relação a 2012.
De acordo com a vice-presidente do Sinduscon-CE, Paula Frota, o resultado impressionante deveu-se a um esforço de comunicação nos canteiros e ao fortalecimento do evento no setor. “É gratificante ver que todos saíram satisfeitos, seja com os atendimentos de saúde, seja no lazer, ou mesmo na simples confraternização em família. Estamos muito felizes em ter compartilhado este dia com o nosso trabalhador”, comenta.
O Dia Nacional da Construção Social é uma iniciativa da CBIC, realizada através do Programa Qualidade de Vida da Construção do Sinduscon-CE, em parceira com o Sesi. Entre os serviços ofertados gratuitamente em Fortaleza, estavam:
Saúde: Odontologia, pediatria, ginecologia, otorrinolaringologia e clínica geral, além de aferição de pressão arterial e de glicemia, avaliação física e nutricional, oftalmologia e acuidade visual, dermatologia, cardiologia e vacinação.
Cidadania: Retirada de certidão de identidade, CPF e cadastro do Sesi.
Lazer: Torneio de sinuca, banho de piscina para as crianças, circuito de brincadeiras com cama elástica, recreação, brinquedos infantis e apresentações teatrais. Além disso, haverá apresentação musical com o grupo de forró Banda de Tijolo e sorteio de brindes, como TVs e celulares.
Para o eletricista Francisco Charles Sousa, de 33 anos, está é uma oportunidade [única de ter acesso a serviços de qualidade. “Fazem cinco anos que não perco esse dia. Chego cedo para me consultar e vacinar meus filhos. Depois tomamos banho de piscina. Vou para casa com a certeza: próximo estarei aqui novamente, afirma.
O mesmo acontece com o servente José Airton Silva, de 44 anos, que já colocou o DNCS no calendário da família. “Esta já é a terceira vez que participo e não tenho do que reclamar: atendimento médicos e brincadeiras para os meus filhos e vacinação e dentista para mim. Hoje também aproveitei para tirar uma segunda via do meu RG, que tinha perdido”, conta.
Quem está participando pela primeira vez, também garante que vai voltar nos próximos anos. Este é o caso da servente Shirley Bandeira, de 39 anos. “Gostei demais daqui. Comecei a trabalhar na construção há pouco tempo e participar de um evento desse feito para a gente é bom demais. Próximo estarei aqui de novo”, comenta.
Copa da Construção
Um dos diferenciais desta 7a edição do DNCS em Fortaleza, foi a realização das finais da Copa da Construção, maior evento esportivo do setor no Estado, envolvendo 50 equipes formadas por trabalhadores da construção civil. Nesta manhã, a equipe da Sert Engenharia conquistou o bi-campeonato, derrotando nos pênaltis o time da Construtora Mota Machado, após empate de 2×2 no tempo normal. O terceiro lugar, ficou com a Construtora Marquise.
DEPOIMENTOS
- Esta já é a terceira vez que participo do Dia Nacional e não tenho do que reclamar: atendimento médicos e brincadeiras para os meus filhos e vacinação e dentista para mim. Hoje também aproveitei para tirar uma segunda via do meu RG, que tinha perdido. (José Airton Silva – 44 anos, servente da Construtora Jatahy)
- Gostei demais daqui. Comecei a trabalhar na construção há pouco tempo e participar de um evento desse feito para a gente é bom demais. Próximo estarei aqui de novo. (Shirley Bandeira – 39 anos – servente da Construtora Costa Atlântica).
-
Fazem cinco anos que não perco esse dia. Chego cedo para me consultar e vacinar meus filhos. Depois tomamos banho de piscina. Vou para casa com a certeza: próximo estarei aqui novamente. (Francisco Charles Sousa – 33 anos – eletricista da Sert Engenharia)