Logo da CBIC

Agência CBIC

22/08/2015

DNCS MA – São Luís encerra DNCS ao som do bumba meu boi

 
                           
    Os empresários e trabalhadores da construção civil de São Luís (MA) deram uma grande demonstração de união e integração total neste sábado, 22 de agosto, no  Dia Nacional da Construção Social (DNCS).  A CBIC, Sinduscon-MA e FIEMA/SESI se uniram a 103 parceiros e 278 voluntários e promoveram um dia inteiro de prestação de serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania, qualidade de vida e lazer para  trabalhadores da construção c""ivil  e seus familiares em grande estrutura  montada no Sesi Clube Araçagi, na Região Metropolitana de São Luís. A ação foi realizada simultaneamente pelo Fórum de Ação Social da CBIC em 34 cidades brasileiras.  O tema deste ano foi “Jovem, Quer mudar o mundo? Mãos à obra!” A festa foi encerrada com apresentação do Boi de Maracanã, com 17.831 atendimentos e público de 1.431 pessoas.
 
Na avaliação do presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, o evento cumpriu seu objetivo, pois atraiu centenas de trabalhadores em um dia de cidadania e diversão. “Reunimos aqui gerações de diversas famílias, que juntas, tiveram acesso a vários serviços, desde atendimento médico, odontológico, emissão de documentos, orientações ao consumidor e muitos outros.  Aproveitamos o tema do evento para mostrar aos jovens a importância de dar continuidade ao trabalho dos pais, sentirem orgulho e ajudar a construção  civil a se desenvolver e evoluir a cada ano. Mais uma vez, o Dia Nacional da Construção Social cumpriu seu objetivo. Estamos todos de parabéns”, avaliou Nahuz. 
 
A abertura oficial foi realizada com uma solenidade, ao som da banda do 24º Batalhão de Infantaria Leve, do Exército, que tocou o Hino Nacional, o Hino de Louvação a São Luís e diversos ritmos brasileiros.  Participaram do momento, além do presidente do Sinduscon-MA, Fábo Nahuz; o vice-presidente do Sinduscon-MA, Edmilson Pires; o presidente da Ademi-MA, Osvaldino Pinho; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), José Orlando Soares Leite Filho; a superintendente do Sesi-MA, Roseli Ramos; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Luís, Humberto França; o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima, que representou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; autoridades estaduais e municipais e representantes dos parceiros, como Vale, Sebrae-MA e Caixa Econômica Federal, e  empresários da construção civil.  Durante a abertura, o Sinduscon-MA entregou certificado aos parceiros reconhecendo assim o apoio que prestam para o sucesso do evento. 
 
Para o vice-presidente do Sinduscon-MA, Edmilson Pires, a união do segmento, o sedimenta e o torna mais forte de forma a deixar para as próximas gerações a maior herança que se pode deixar: o exemplo de perseverança do segmento, principalmente neste momento de crise pelo qual passa o país. “Tenho certeza que sairemos deste momento muito mais fortes e daremos continuidade ao nosso grande trabalho”, afirmou ele.
 
O vice-presidente da FIEMA, José Orlando Soares Leite Filho, disse que o DNCS proporciona principalmente cidadania para os trabalhadores. “É um momento ímpar no qual procuramos levar qualidade de vida e mais saúde para as pessoas que nos ajudam a construir esse país e nós da Fiema apoiamos sempre ações importantes como essa”, disse. A superintendente do Sesi-MA, Roseli Ramos, disse que o Sesi é um grande parceiro dos trabalhadores da construção civil. “Somos o braço social da indústria e nosso papel é assegurar ao trabalhador ações para melhorar a sua qualidade de vida”, reiterou.
 
Após a abertura oficial, os voluntários entraram em ação e iniciaram o atendimento aos trabalhadores e familiares no Sesi Clube Araçagi, onde foram ofertados serviços de consulta de clínica geral, dermatologia, oftalmologia e odontologia; exame Papanicolao (prevenção do câncer ginecológico); vacinação; Circuito Saúde (verificação de pressão arterial, peso e altura; teste de glicemia e outros); unidade móvel do Cozinha Brasil, com dicas de aproveitamento total dos alimentos; emissão de documentos, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF; informações sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, FGTS , Previdência Social e outros benefícios concedidos pela Caixa Econômica Federal e INSS; customização de camisas, pintura em tecido e outras oficinas.
 
O circuito de beleza  foi bastante movimentado. O público, homens e mulheres,  aproveitou o DNCS e cuidou mais da aparência com os voluntários que se dispuseram a doar seus serviços na ação social. Corte de cabelo, limpeza de pele, design de sobrancelhas, escova e maquiagem foram alguns dos procedimentos ofertados. 
             
A área de cultura também atraiu muitas pessoas. Exposição de instrumentos e indumentárias de um dos mais tradicionais grupos de bumba meu boi do Maranhão, o Boi de Maracanã, foi montada no Sesi Clube para mostrar ao público a força do bumba-boi maranhense. No Show de Talentos Humberto Maracanã – que recebeu este nome em uma homenagem do Sinduscon-MA ao cantador de boi falecido neste ano pelos relevantes serviços prestados à cultura popular maranhense –  vários trabalhadores da construção civil mostraram o seu talento musical.   
 
Um dos serviços muito procurado foi o exame  realizado com o equipamento ES Complex, de alta tecnologia, que permite a detecção de indícios de doenças cardiometabólicas (diabetes, obesidade e cardiovasculares), oferecido pelo parceiro Le Corps. Márcia Costa foi uma das trabalhadoras que aproveitaram para fazer uma limpeza de pele no DNCS. “A gente sempre dá prioridade para o  trabalho e a família e um evento desse nos dá oportunidade de também nos cuidarmos por isso acho muito importante. É também um momento de integração e nos faz sentir mais valorizados.”, afirmou ela. 
           
Ironara Martins
Ascom Sinduscon-MA
COMPARTILHE!

Agenda de Eventos e Transmissões

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Abrainc
Sinduscon-MS
Sinduscom-NH
Sinduscon-SP
Sinduscon-RIO
Sinduscon-RO
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon Sul – MT
Ademi – DF
Ascomig
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-Pelotas
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X