Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/03/2024

Digitalização do canteiro promove mais produtividade e gestão integrada da operação

O setor da construção destaca-se na economia brasileira, representando 6% do PIB e 34% da indústria do país. Mas quando o assunto é a inovação, muitos avanços ainda podem ser criados. De acordo com a pesquisa Termômetro do setor – Construção Civil, realizada pela consultoria Falconi, somente 10% das empresas respondentes consideram o segmento como bastante inovador. 

O canteiro de obras, por exemplo, é uma das etapas da cadeia de construção que requer digitalização. Isso, porque enfrenta diversos desafios, tais como o gerenciamento manual de cronograma, prazos, documentos e informações, a necessidade de uma comunicação conectada e ágil, a demanda por uma gestão eficiente de recursos, bem como a preocupação com a segurança da força de trabalho. 

Em um contexto amplo, com vários empreendimentos sendo construídos ao mesmo tempo, a gestão do canteiro torna-se ainda mais difícil. Não só pela quantidade, mas também pela necessidade de adaptar o canteiro à evolução de cada obra, contribuindo para o cumprimento de prazos e a qualidade de projetos cada vez mais complexos. 

“O canteiro de obras é parte essencial de qualquer empreendimento e impacta diretamente na eficiência da operação. Contudo, a falta de tecnologia como alicerce deste ambiente dificulta a tomada de decisões estratégicas e ágeis”, reforça Cíntia Tertuliano, Head de Produto na Senior Sistemas. 

Nesse sentido, o canteiro de obras digital surge como solução que promove uma transformação desde o planejamento à conclusão da obra, utilizando tecnologias para melhorar a eficiência, a produtividade, além de otimizar custos, tempo e desburocratizar os processos envolvidos na execução do projeto. A digitalização do canteiro também apoia na entrega mais rápida de empreendimentos, encurtando o ciclo de vida dos projetos.  

A Senior revela seu mais recente avanço no setor da construção com o lançamento de soluções voltadas para o Canteiro de Obras Digital. Desenvolvidas para atender à crescente demanda por tecnologia e inovação no gerenciamento de obras e facilitar o dia a dia da operação, essas soluções vêm para otimizar processos e tempo, proporcionando uma gestão mais eficiente e precisa.  

Com recursos inovadores, tais como planejamento a curto prazo, de executores, requisição de materiais, diário de obra e visualização BIM do andamento da obra, essas soluções oferecem uma abordagem moderna para o planejamento, execução e monitoramento de projetos de construção. 

“Acreditamos que a digitalização do canteiro de obras pode contribuir na agilidade da execução dos projetos, gerando uma visão ampla e em tempo real de cada aspecto da obra. Assim, é possível garantir mais precisão e eficiência em toda a cadeia construtiva. Sem falar na possibilidade de otimizar recursos e reduzir desperdícios” aponta Cíntia. 

Abrir espaço para a inovação é fundamental para impulsionar a melhoria de processos como um todo na cadeia de construção. E o canteiro de obras digital pode ser a porta de entrada para essa mudança, contribuindo com a eficiência operacional de todo o ciclo de vida do projeto. 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ANEOR
SECOVI- PB
Sinduscon-BC
Sinduscon-JP
Sinduscon-Vale do Itapocu
Aconvap
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon Chapecó
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Mossoró
Ademi – DF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea