
AGÊNCIA CBIC
Diálogos Regionais CBIC-Caixa chega ao ES para debate sobre infraestrutura

O Espírito Santo entra na rota dos grandes debates nacionais sobre infraestrutura com a realização, no dia 27 de maio, da etapa capixaba dos Diálogos Regionais CBIC-CAIXA. Promovido pela Comissão de Infraestrutura (COINFRA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), o encontro será realizado em Vitória e reunirá representantes do setor público e da construção civil para discutir os investimentos previstos pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no estado. O evento conta ainda com o apoio da Caixa Econômica Federal, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES).
Com expectativa de cerca de R$ 35 bilhões em recursos do programa federal até 2026, o Espírito Santo figura como uma das unidades da federação com maior volume de obras contratadas na nova fase do PAC. O evento tem como objetivo alinhar estratégias entre os governos federal, estadual e municipais, com foco na celeridade da execução dos projetos e no fortalecimento da infraestrutura regional.
“Estamos em diálogo constante com o governo do Estado e os municípios para que os empreendimentos do Novo PAC, realizados com recursos federais, ganhem mais agilidade em sua execução aqui no Espírito Santo. Essa agilidade é importante para que o setor possa gerar emprego, renda e reduzir o déficit habitacional”, afirma Douglas Vaz, presidente do Sinduscon-ES, que também participará do evento.
Além de Douglas Vaz, estão confirmadas as presenças de:
- Carlos Eduardo Lima Jorge, vice-presidente de Infraestrutura da CBIC;
- Ricardo Ferraço, vice-governador do Espírito Santo;
- Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha;
- Emerson Leal Rocha, superintendente nacional da Rede Executiva de Governo da Caixa;
- Diego de Lira Andrade, gerente executivo do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) na CAIXA;
- Ricardo Silva Alves, coordenador da GEPAD03 da CAIXA;
- Geraldo de Paula, consultor da CBIC para o SINAPI;
- Augusto de Oliveira, gerente do SINAPI no IBGE.
“O estado do Espírito Santo deve ser contemplado com um total de R$ 35 bilhões de investimentos do PAC até 2026. E a Caixa, como principal agente mandatário do Governo Federal, exerce papel fundamental para a efetivação desses investimentos. A próxima edição do Diálogos Regionais CBIC-CAIXA deverá detalhar o andamento desses projetos, abrindo a possibilidade de colher sugestões regionais para auxiliar na desburocratização dos convênios. E possibilitará um intercâmbio entre informações e sugestões a respeito do SINAPI”, ressalta Carlos Eduardo Lima Jorge.
A programação inclui discussões técnicas sobre contratos, convênios, atualização do SINAPI e melhorias nos procedimentos para liberação dos recursos. Com caráter propositivo, o evento visa contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de infraestrutura e garantir que os investimentos federais se traduzam em obras concluídas, benefícios concretos à população e impulso à economia regional.
O tema tem interface com o projeto “Capacitação e Sustentabilidade para a Infraestrutura do Futuro”, da Comissão de Infraestrutura (COINFRA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).