Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/03/2020

Dia Mundial da Àgua: Setor defende uso eficiente de recursos hídricos

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, o Dia Mundial da Água, celebrado no próximo domingo (22), reforça a importância da reflexão sobre a responsabilidade do uso eficiente e consciente desse importante recurso hídrico. A cada segundo são utilizados, em média, 2 milhões e 83 mil litros de água no Brasil (ou 2.083 metros cúbicos). Em 1931, eram utilizados apenas 131 mil litros por segundo – 6,3% do uso atual.

A previsão, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), é de que o uso da água deverá crescer 24% até 2030, superando a marca de 2,5 milhões de litros por segundo. Os dados constam no Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil de 2019 e traça um panorama das demandas pelos recursos hídricos em todos os municípios brasileiros, entre 1931 e 2030.

“A indústria da construção tem um papel fundamental no compromisso de conservação da água’, destaca o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Nilson Sarti. Prioritário nas ações estratégicas da entidade, o tema já rendeu forte atuação do maior evento global sobre água e importantes publicações em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional):

O referido Guia é um instrumento orientativo das normas técnicas de reuso de água, elaboradas no âmbito do CB-002 Comitê Brasileiro da Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e já publicadas:

  • ABNT NBR 16782:2019 – Conservação de água em edificações;
  • ABNT NBR 16783:2019 – Uso de fontes alternativas de água não potável em edificações, e
  • ABNT NBR 15527:2018 – Água de chuva – aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis.

Captação de águas da chuva é uma forma de economizar o recurso natural

Reservatórios semienterrados da casa de Ana Maria, no Residencial Aldeia do Vale Artur Pinho

Práticas já difundidas, como o reaproveitamento da água da máquina de lavar roupas para limpar a casa, por exemplo, viraram rotina para muitos brasileiros. Atualmente, uma maneira de contribuir para a manutenção desse recurso natural e que vem ganhando adeptos é a instalação de captação de água da chuva em residências.

A arquiteta Ana Maria França instalou um sistema para captar água da chuva na casa que construiu no Residencial Aldeia do Vale, em Goiânia. São três caixas que comportam, cada uma, cinco mil litros de água e ficam semienterradas sob a residência. “Inicialmente queria fazer o sistema com as caixas enterradas, mas elas são muito caras. O preço que pagaria em uma comprei as três para minha instalação”, explica. “Além disso, elas terem ficado com parte à mostra não atrapalha, faz parte da arquitetura contemporânea”, salienta a arquiteta.

 

Irrigação

Por ter um imóvel sustentável, onde há placas de captação de energia solar e um jardim no telhado, para deixar a temperatura da casa mais amena, Ana Maria optou por usar a água que capta apenas para a irrigação do jardim. “Tenho uma área externa grande, mas mesmo assim faço uma irrigação consciente, não regando a grama, apenas plantas e árvores”, destaca ela, contando que quando seus tanques estão cheios faz o uso da água em três dias. “Ao contrário do que as pessoas pensam, no período da chuva também tenho que economizar”.

Ela conta ainda que nos períodos de estiagem, quando precisa irrigar seu jardim de cobertura com água da rede convencional, o recurso também cai nos reservatórios e é reaproveitado. “Usar a água da chuva é importante para preservar a água tratada que usaríamos para a irrigação. Pode parecer pouco, mas essa economia não deixa de ser importante. Se todos aproveitassem de alguma maneira a economia seria maior”, salienta Ana Maria sobre a importância da conscientização sobre o uso da água.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale
Sinduscon-SP
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon Anápolis
Ademi – MA
Sinduscon-BNU
Sinduscon – Norte
Ademi – ES
AELO
Sinduscon Chapecó
Abrainc
Sinduscon-GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea