Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/07/2014

Desafio atual na construção civil é conseguir reter e qualificar as equipes de trabalho

"Cbic"
18/07/2014

Estado de Minas – Online

Desafio atual na construção civil é conseguir reter e qualificar as equipes de trabalho

Para o diretor da Geraes Construtora, Ricardo Starling, o desafio é buscar processos que possam substituir o serviço mais braçal no canteiro de obras

Já não se fala mais em escassez de mão de obra na construção civil. As empresas do setor agora conseguem com mais facilidade contratar operários para os canteiros de obras. O desafio é encontrar estratégias para reter e qualificar as equipes de trabalho.

Para o diretor de política e relações trabalhistas do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Ricardo Catão, a disponibilidade de mão de obra é interessante para as construtoras, considerando que a demanda por obras, principalmente de infraestrutura e moradia, está em alta no Brasil. Por outro lado, o cenário acaba beneficiando quem está mais preparado para o mercado de trabalho. "As empresas contratavam mesmo quando era o primeiro emprego porque precisavam de mão de obra. A ordem era treinar. Hoje, você encontra operários com experiência em obras prontas", destaca. Além disso, o setor da construção civil continua a ser atrativo porque paga bons salários.

Mas ainda há muita mão de obra sem treinamento à procura de uma vaga no mercado de trabalho. Por isso, o Sinduscon-MG oferece cursos de qualificação em todas as áreas da construção civil, atendendo às necessidades de cada etapa da obra, da fundação ao acabamento, como carpinteiro, armador e pedreiro. "A qualificação é um problema intermitente. O trabalhador deve sempre buscar se atualizar", pontua Catão.

Ao contrário do que imaginou o diretor-executivo do Instituto da Construção em Belo Horizonte, Raphael Menezes, a maioria dos alunos nunca trabalhou na construção civil e está de olho nas oportunidades oferecidas pela área, conhecida por pagar bem. Um pintor, por exemplo, recebe em média R$ 2 mil com carteira assinada na capital. Apenas 30% dos matriculados já estão inseridos nos canteiros de obras e buscam melhor colocação no mercado de trabalho, além de maior salário. "Observamos que a qualificação da mão de obra na área da construção civil é muito precária. O pedreiro entra como ajudante e vai aprendendo o ofício no dia a dia. Não existe uma metodologia", comenta.

QUALIFICAÇÃO  Demanda por imóvel novo e reforma estimulam a venda de material de construção Custo da construção civil sobe 0,18% em relação ao mês anterior Atividade da construção tem nova queda em fevereiro, aponta CNI Empresários da construção civil planejam investimentos superiores aos de 2013 Fiemg quer fortalecer setor de material de construção em Minas com foco em APL's Minas é o segundo colocado do país em vendas de material de construção Indústria de material de construção espera crescer 4,5% este ano no país Cadeia da construção civil é um dos principais motores da economia de Minas e do país Sustentabilidade deixa de ser diferencial e pode se tornar exigência na construção civil Os cursos mais procurados no Instituto da Construção são de mestre de obras e eletricista, mas a demanda está crescente para as aulas de gesso acartonado, que ensinam a trabalhar com drywall. O diretor-executivo afirma que é grande a preocupação de capacitar mão de obra para novas técnicas construtivas, já que o mercado está em constante evolução. Além da prática, os alunos aprendem primeiros socorros, meio ambiente, normas e organização financeira. Existe também o interesse das construtoras de qualificar seus funcionários. "Tendo profissionais capacitados, as empresas deixam transparecer para o consumidor final a preocupação com a qualidade do serviço", avalia Menezes.

De acordo com o diretor técnico da Geraes Construtora, Ricardo Starling, o desafio é buscar processos que possam substituir o serviço mais braçal no canteiro de obras. "Ninguém quer começar como ajudante ou servente. Os profissionais querem trabalhar em postos com mais qualificação", destaca. O receio dele é ficar refém dos pré-fabricados diante da falta de mão de obra capacitada, o que pode aumentar cada vez mais o custo da construção e se tornar uma armadilha social com a diminuição de emprego. Por enquanto, a alternativa tem sido contratar operários de fora do Brasil. A empresa deu oportunidade para dois trabalhadores do Haiti, indicando uma tendência de importar mão de obra.

Para manter os postos de trabalho ocupados, a Geraes Construtura paga salários acima da média e incentiva a qualificação contínua, inclusive pagando treinamento externo. Starling comemora que pelo menos metade da equipe está há mais de 10 anos na empresa. Acompanhe também o Lugar Certo pelo Twitter Tags: construção civil desafio profissional capacitação qualificação evolução mercado



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PE
Sinduscon-AM
Sinduscon-SF
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscom-VT
APEOP-SP
Sinduscon-AP
Sinduscon-TO
ASEOPP
ANEOR
Ademi – MA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea